Cursos de Extensão
Course: Cursos de Extensão | FAF/UERJ
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Administração Estratégica Tributária voltada para o Planejamento Tributário
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Objetivos:
O Brasil possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo e uma das legislações consideradas das mais complexas. Esse cenário fez da Administração Estratégica Tributária voltada para o Planejamento Tributário, uma das práticas mais procuradas por empresários. É justamente nesse ponto que se concentra este curso. Adotamos como método a técnica do desenvolvimento do raciocínio administrativo como base do planejamento estratégico tributário, simulando a prática e trazendo a Teoria de forma a expor a redução no desembolso tributário de maneira a demonstrar a grande necessidade em projetar de forma preventiva os cenários possíveis e executar os cálculos necessários, levando em consideração as ações administrativas nas empresas.
Conteúdo Programático:
- Fundamentos da utilização da inteligência fiscal;
- A garantia de poder planejar a gestão tributária;O que é Planejamento Tributário?;
- O que é Tributarista?;
- Hipótese de incidência;
- Fato Gerador;
- Evasão fiscal;
- Elisão fiscal;
- Modelo de mapa de simulação de cenários tributários;
- Retenções tributárias na fonte e regras gerais de raciocínio estratégico:
- • Impacto financeiro das retenções tributárias na fonte;
- • Estudo de caso sobre o impacto financeiro que a retenção do ISS causa na empresa;
- • simulação de um cenário tendo o retenção do ISS;
- Na gestão empresarial em que momento devemos nos preocupar com os tributos?;
- Qual o principal instrumento na determinação da incidência tributária?;
- A escala de comprovação da incidência tributária na prática; possível alterar a incidência tributária?;
- Errar é péssimo em termos tributários?; Simulação de um caso de erro tributário e seu impacto financeiro;
- No Brasil, o Imposto Sobre a Renda tributa o patrimônio?;
- Simulação do impacto no patrimônio referente a prejuízos acumulados;
- Qual o efeito sobre o patrimônio da não cumulatividade das contribuições sociais?;
- Simulação do efeito financeiro sobre o patrimônio da não cumulatividade das contribuições sociais;
- Comparação dos regimes não cumulativo do PIS e COFINS com ICMS;
- Créditos permitidos em Lei de PIS e COFINS não cumulativo;
- Estudo de Caso de planejamento tributário de PIS e COFINS;
- Estudo de Caso de planejamento tributário e os Efeitos da Não-Cumulatividade do PIS e COFINS;
- Observações sobre opção fiscal entre Lucro Real e Lucro Presumido;
- Limite do prazo da opção fiscal pelo lucro;
- Importância do Lucro Arbitrado;
- Forma definitiva de tributação;
- Compensação de prejuízos fiscais pela sociedade incorporadora;
- Estudo de Caso de planejamento tributário sobre compensação de prejuízos fiscais pela sociedade incorporadora;
- Remuneração dos sócios e a diferença no desembolso tributário; Diferença na tributação de ativos fixos entre Pessoas Físicas e Pessoas jurídicas.
Metodologia:
O Brasil possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo e uma das legislações consideradas das mais complexas. Esse cenário fez da Administração Estratégica Tributária voltada para o Planejamento Tributário, uma das práticas mais procuradas por empresários. É justamente nesse ponto que se concentra este curso. Adotamos como método a técnica do desenvolvimento do raciocínio administrativo como base do planejamento estratégico tributário, simulando a prática e trazendo a Teoria de forma a expor a redução no desembolso tributário de maneira a demonstrar a grande necessidade em projetar de forma preventiva os cenários possíveis e executar os cálculos necessários, levando em consideração as ações administrativas nas empresas.
Carga Horária: 16h
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Análise de Investimentos e Avaliação de Empresas (Valuation)
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Objetivos:
Apresentar os principais conceitos e decisões de Finanças; Conhecer as principais técnicas de orçamento de capital; Dotar os participantes de um instrumental básico para fazer análise de investimentos e desenvolver fluxos de caixa de projetos; Analisar alternativas de investimentos e tomar decisões; Projetar fluxos de caixa de projetos; Conhecer as etapas de avaliação de uma empresa no mercado de capitais; Conhecer os principais métodos de avaliação de empresas; Calcular o valor das empresas; Conhecer operações de Valuation no mercado de capitais; Planejar e analisar projetos de investimentos.
Conteúdo Programático:
- O papel da Gestão Financeira. Fluxos de Caixa.
- Regras para análise de Orçamento de Capital (VPL, TIR, TIRM, VPLA, Pay-Back, Índice de Rentabilidade, Retorno Contábil Médio).
- Analisar fluxos de caixa, comparar alternativas de investimentos e contratos financeiros e identificar as melhores opções.
- Avaliação de Títulos de Renda Fixa. Modelo de Gordon. Precificar títulos públicos e privados, tais como: LTN, LFT; NTN, Debêntures, CDBs. Duration.
- Avaliação de ações.
- Concepções de Valor das Empresas.
- Valor da Marca.
- Projeção de Fluxos de Caixa.
- Projeções Financeiras.
- Métodos de Avaliação de Empresas (Patrimônio Líquido;
- Cotação das Ações no Mercado; Fluxo de Caixa Descontado; Múltiplos).
- Determinação do Valor das Empresas.
- Custo do Capital Próprio. Modelo CAPM.
- Custo médio ponderado do capital (WACC).
- Risco sistemático (Beta). Linha de mercado de títulos.
- ROI e Taxa de crescimento. Value Drivers (Direcionadores de Valor).
- EVA e MVA. Planejamento e Análise de Projetos e de Investimentos.
- Fatores que Influenciam na Avaliação das Empresas.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
Carga Horária: 24h
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Análise e apresentação de dados com Excel e Power BI
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Objetivos:
O curso tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimento e domínio das principais utilizações do Excel e Power Bi no mercado de trabalho, aplicando os melhores conceitos e práticas em análise de dados. Ao final do curso, os alunos saberão conciliar a teoria com a aplicação em análise de dados e construir relatórios será o atributo adquirido pelo aluno no final do curso.Conteúdo Programático:
Excel: Formatação de planilha/layout; Formatação de células, colunas e linhas e regras condicionais de formatação Funções essenciais: - Soma, média, arredondamento, contagem, máximo e mínimo Formatação condicional; - Fórmulas para cálculos de acordo com diferentes cenários e condicões. Estatística para análise - Aplicação de conceitos básico de estatística no Excel. Organização de base de dados: - Fórmulas e recomendações para organizar e limpar a base de dados para calcular e evitar erros. Gráfico ideal; - Como montar gráfico e escolher o gráfico certo para cada tipo de apresentação Tabela dinâmica; - Funções da tabela dinâmica. Relatório Gerencial x Dashboard - Diferenças e como criar Resolução de cases; POWER BI: Importar dados: Como transferir dados para o Power Modelagem de dados: Formatação de texto, número, data e colunas condicionais. Integração de dados: Aprenda o procv do Excel sem fazer fórmula, relacionamento de tabelas e tabela referência de data. Principais fórmulas: Fórmula se, e, ou, contagem, soma e calcultate (o somase do Excel). Gráficos: Colunas, barras, linhas, dispersão e mapa. Regras de design para dashboard.Metodologia:
1. Fundamentos Teóricos e exercícios:O professor irá apresentar como utilizar a ferramenta, destacando a sua aplicabilidade em diferentes conceitos e irá propor exercícios para que os alunos possam praticar, que deverão ser resolvidos através de um notebook e/ou computador que tenha a ferramenta.
2. Certificação:
Ao final do curso, os alunos irão realizar um teste, os que obtiverem ao menos 70% de aproveitamento no conjunto das atividades avaliadas e 85% de frequência serão considerados aprovados.
3. Feeedback:
Ao final do curso, os alunos preencherão uma avaliação de reação do mesmo, abrangendo: conteúdo programático, carga horária, metodologia, docente, entre outros, para fins de feedback e melhoria para as turmas subsequentes. Esta metodologia abrangente visa proporcionar aos alunos uma base sólida de conhecimento teórico e habilidades práticas para utilizar o Excel e o Power BI de forma eficaz em seu trabalho ou em suas atividades acadêmicas.
Carga Horária: 18
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Arquitetura da informação e design para empreendedores digitais
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Atualidades em Logística Reversa
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Objetivos:
Apresentar a Logística Reversa como uma estratégia empresarial e vantagem competitiva.
Conteúdo Programático:
A logística reversa: conceitos, regulamentações, impactos e desafios. - Os canais de distribuição reversos e os processos envolvidos: pós-venda e pós-consumo. - A Gestão da Logística Reversa na Cadeia de Suprimentos: competitividade e sustentabilidade. - Custos da Logística Reversa e oportunidades de otimização. - Gestão da informação e tecnologias aplicadas à Logística Reversa.Metodologia:
Estão previstas apresentações dialogadas com apoio de slides, estudos de caso, análise de vídeos, atividades práticas que envolvam discussões em grupo sobre um problema apresentado, pesquisa e análise de textos, e troca de experiências vividas pelos participantes.
Carga Horária: 15h
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Atualizações em Contabilidade Financeira
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Objetivos:
O Curso tem como objetivo promover atualizações sobre Contabilidade Financeira no que tange a normas, leis, procedimentos (CPCs) e técnicas contábeis.
Conteúdo Programático:
O Conteúdo programático de curso abrange as atualizações dos pronunciamentos técnicos (CPCs); legislação pertinente; normas brasileiras de contabilidade (NBC) e das técnicas contábeis.
Metodologia:
As aulas serão expositivas, dialogadas e presenciais, composto por aulas teóricas e práticas com aplicação de exercícios e estudos de caso. Recursos audiovisuais serão utilizados nas aulas, possibilitando interação entre alunos e professor nos temas abordados, essa interação permite a ampliação da capacidade de interlocução com a sociedade, através da sua valorização social e cultural.
Carga Horária: 16h
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Atualizações em Contabilidade Geral
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Objetivos:
O Curso tem como objetivo promover atualizações sobre Contabilidade Geral no que tange a normas, leis, procedimentos (CPCs) e técnicas contábeis, para isso, consistirá na aplicação prática dos entendimentos e dos novos procedimentos a serem adotados pela Contabilidade.
Conteúdo Programático:
- Demonstrações Financeiras;
- Balanço Patrimonial(BP);
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstração do Valor Adicionado (DVA);
- Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
- Notas Explicativas;
- Procedimentos contábeis para avaliação de ativos e de mensuração de passivos;
- Procedimentos de Estoque (perdas, apropriação, valor realizável líquido);
- Depreciação; Lançamentos Contábeis.
Metodologia:
As aulas serão expositivas, dialogadas e presenciais, composto por aulas teóricas e práticas com aplicação de exercícios e estudos de caso. Recursos audiovisuais serão utilizados nas aulas, possibilitando interação entre alunos e professor nos temas abordados, essa interação permite a ampliação da capacidade de interlocução com a sociedade, através da sua valorização social e cultural.
Carga Horária: 32h
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Avaliação de Empresas e Relações com Investidores
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Objetivos:
Conhecer a estrutura e os mecanismos dos laudos de Avaliações de empresas; Compreender, de forma abrangente, as Finanças Corporativas e os produtos financeiros com vistas à gestão e à avaliação de projetos e de Empresas. Fazer Análises de Investimentos. Estruturar produtos financeiros. Conhecer a teoria, a prática e a legislação do processo de Valuation; (teoria; estudo de casos; Legislação societária e fiscal). Compreender a metodologia e as técnicas do processo de Valuation. Conhecer o processo de Planejamento Estratégico e as técnicas de gerenciamento de projetos Compreender a influência da Conjuntura Econômica sobre os negócios empresariais. Analisar a viabilidade econômica e avaliar alternativas de projetos de investimentos. Preparar os alunos para exames de certificação relativos aos processos de Valuation. Apresentar aos alunos os principais conceitos de Relações com Investidores, da Comunicação estratégica com o Mercado de Capitais e de Governança Corporativa.
Conteúdo Programático:
- Matemática Financeira;
- Pesquisa Operacional;
- Gestão Contábil / Financeira Integrada;
- Contabilidade Internacional;
- Avaliações de Participações em Outras Sociedades;
- Efeitos sobre os Resultados e sobre o Fluxo de Caixa;
- Avaliação de Ativos a Valor Justo (“Fair Value”);
- Consolidação de Demonstrações Financeiras;
- Características do acompanhamento da CVM das informações contábeis das companhias abertas;
- Metodologia e Cálculo dos dividendos das ações que compõem o Capital Social;
- Planejamento Societário das Participações e dos Dividendos; CPC/IFRS. CPCs 03, 04, 12, 15 e 46;
- Laudos de avaliação para fins societários; Introdução ao IFRS (CPC);
- Valor Justo (CPC 46); Avaliação para fins de Impairment (CPC 01);
- Avaliação para fins de Alocação do Preço Pago (CPC 15);
- Análise de Investimentos;
- Noções de Finanças (Investimento de Capital e Análise de Risco);
- Noções de Ofertas Públicas de Distribuição e de Aquisição;
- Conceitos e Técnicas de Avaliação de Empresas;
- Avaliação de Intangíveis (Avaliação Econômica de Empresas);
- Avaliação Imobiliária (Avaliação Econômica de Empresas);
- Normas Internacionais de Avaliação e melhores práticas na elaboração de laudos (ASA, IIBV e IACVA);
- Fusões e Aquisições ; Aspectos Societários e tributários;
- Relações com Investidores e Governança Corporativa.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
Carga Horária: 252h
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Business Intelligence e Mineração de Dados com o programa R
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Objetivos:
Utilizar o programa R para análise de dados, tanto financeiros, quanto para pesquisa científica cujo objetivo é a ampliação da capacidade de interlocução com a sociedade, através da sua valorização social e cultural.
Conteúdo Programático:
- Funções básicas do Programa R;
- Noções de probabilidade e estatística;
- Modelos de dependência;
- Otimização;
- Simulação;
- Conceitos básicos de matemática financeira;
- Análise de eficiência.
Metodologia:
O curso consistirá em apresentações práticas envolvendo o programa R, além de desafios baseados em estudos de caso em administração, contabilidade, finanças e atuária.
Carga Horária: 32h
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Capital de Risco e Fundos Estruturados
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Objetivos:
1. Entender o funcionamento dos fundos imobiliários;
2. Entender o funcionamentos dos fundos de empresas emergentes (venture capital) e dos fundos de participação (private equity);
3. Entender o papel dos fundos de empresas emergentes e dos fundos de participação no desenvolvimento econômico setorial, bem como na difusão de boas práticas de governança corporativa e na cultura de capital de risco no país;
4.Analisar a função social desse produtos, em especial para as micro, pequenas e médias empresas;
5. Compreender o funcionamento dos produtos estruturados de securitização (FIDC-fundos de direitos creditórios, CRI-certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio);
6. Analisar o papel da securitização no âmbito da recente crise financeira global e a atuação das agências classificadoras de risco.
Conteúdo Programático:
- Private Equities (Fundos de Investimento em Participações-FIP),
- Venture Capitals (Fundos Mútuos de Investimento em Empresas Emergentes-FMIEE),
- Fundos de Investimento em Direitos Creditórios-FIDC,
- Fundos de Investimento Imobiliário-FII e os Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (FUNCINE).
Metodologia:
Aulas expositivas com uso de teorias, exemplos e cases reais, participação ativa dos alunos através da exposição de exemplos, situações já ocorridas e análises / conclusões tiradas a partir dos assuntos expostos.
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Certificação de Gestores ANBIMA (CGA)
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Objetivos:
Aprimorar a capacidade de Gestão de Recursos de terceiros. Possibilitar o profissional para decidir, isoladamente ou em conjunto, em quais ativos e modalidades operacionais investirá os recursos de propriedade de terceiros, através de veículos coletivos de investimento tais como, fundos de investimento, clubes de investimento, carteiras administradas, etc.
Conteúdo Programático:
- Módulo I: Métodos Quantitativos; Economia; Análise de Relatórios Financeiros; Finanças Corporativas; Mercados; Análise e Precificação de Ativos; Ética e Compliance; Legislação / Regulamentação. Módulo II: Teoria Moderna de Carteiras; Modelos de Precificação; Finanças Comportamentais; Processo de Gestão e Política de Investimento (Investment Policy Statement - IPS); Asset Allocation; Gestão de Carteiras – Renda Variável; Gestão de Carteiras – Renda Fixa; Avaliação de Performance; Gestão de Risco.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
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Certificação Especialista em Investimentos (CEA)
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Objetivos:
1. Fazer gestão profissional de recursos de terceiros. Assessorar decisões de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento a clientes.
2. Atuar junto a clientes, potenciais investidores e os gerentes.
3. Fazer recomendações de investimento em função do "perfil do investidor" e suitability.
4. Orientar aos investidores a performance de determinado investimento em função do desempenho do mercado.
Conteúdo Programático:
- Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
- Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
- Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos;
- Fundos de Investimento e Produtos de Previdência;
- Gestão de Carteiras e Riscos;
- Planejamento de Investimento.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhoraproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
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Certificado de Planejamento Financeiro (CFP)
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Objetivos:
1. Executar as tarefas de planejamento financeiro usando as habilidades profissionais adequadas.
2. Formular estratégias para orientar os clientes a gerenciarem seus assuntos financeiros.
3. Dotar o profissional de uma visão estratégica e conhecimentos de administração de investimentos, gerenciamento de riscos, previdência complementar, seguros, planejamento financeiro, fiscal e sucessório. Atuar como um consultor, que avalia os objetivos, expectativas e necessidades de cada cliente visando desenvolver, apresentar e executar estratégias de planejamento financeiro adequadas ao perfil do cliente.
4. Realizar gestão financeira, gestão de ativos e de riscos.
5. Coletar informações para preparar Planos Financeiros. Fazer análises financeiras.
6. Sintetizar as informações para formular e avaliar estratégias para criar um plano financeiro.
7. Fazer Planejamento tributário, de aposentadoria e sucessório.
8. Conhecer o ambiente econômico e regulatório e Finanças comportamentais.
Conteúdo Programático:
- Módulo I – Investimentos e Gestão de Risco I - Macroeconomia - Moeda e Bancos II - Produtos de Investimento - Características e Regulamentação III - Gestão de Carteiras IV - Administração e Gestão de Recursos de Terceiros V – Tributação VI - Investimentos no Exterior Módulo II – Previdência Complementar e Seguros Módulo III – Planejamento Sucessório e Fiscal Módulo IV – Planejamento Financeiro e ÉticaSistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhoraproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
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Comércio Exterior
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Objetivos:
1. Abordar estratégias para a exportação e importação de mercadorias no atual cenário global, com ênfase nas operações logísticas e no fluxo de informações e documentação envolvidos no comércio internacional. Será dado foco também na compreensão do contexto da economia mundial.
Conteúdo Programático:
- Mercados Globais Oportunidades no Mercado Internacional Contratos Internacionais Logística Internacional Gestão de operações Documentação no Comércio Exterior Estudo de Caso
Metodologia:
Os alunos serão apresentados a casos reais de grandes empresas.
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Como desenvolver uma área de Auditoria Interna com abordagem em Auditoria de Processos Organizacionais e Manual de Controle Interno
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Objetivos:
1. Explicar a forma para desenvolver e implantar uma área de auditoria interna com enfoque na avaliação dos processos organizacionais e como padronizar e documentar os processos considerados ideias, por esta auditoria, considerando a análise dos objetivos, riscos e controles avaliados em sua execução.
Conteúdo Programático:
- Introdução à auditoria de processo, 1.1 O que é auditoria de processo, 1.2 Avaliação dos controles internos, 1.3 Documentação dos controles internos, 1.4 Normatização dos procedimentos adotados, 1.5 Evolução da avaliação dos controles internos, 1.6 O que significa a existência de algum risco, 1.7 Finalidade dos procedimentos de auditoria, 1.8 Relação com as demais modalidades de auditoria, 1.9 Definição dos processos prioritários, 2 Aplicabilidade de uma auditoria de processo, 2.1 Documentação do fluxo e de seus procedimentos, 2.2 Conclusão sobre os objetivos envolvidos, 2.3 Conhecimento dos riscos inerentes, 2.4 Identificação dos controles adotados, 2.5 Os controles adotados suportam os riscos existentes, 2.6 Coso, 2.7 Sarbanes-Oxley, 2.8 Governança corporativa, 2.9 Possíveis melhorias nos controles adotados, 2.10 Definição dos procedimentos de auditoria, 2.11 Conclusão sobre os controles adotados, 2.12 Controles que necessitem de possíveis melhorias, 2.13 Acompanhamento do plano de ação, 2.14 Avaliação da eficácia das ações corretivas, 3 Metodologia de trabalho, 3.1 Programação anual dos trabalhos de auditoria, 3.2 Índice proposto para uma auditoria de processo, 3.3 Possíveis geradores de melhorias, 3.4 Pontos para auditorias futuras, 3.5 Ata da reunião de definição dos objetivos do trabalho, 3.6 Planejamento do projeto, 3.7 Macrofluxo do processo, 1 3.8 Fluxo detalhado do processo, 3.9 Gráfico de causa e efeito, 3.10 Pontos de auditoria, 3.11 Programa de trabalho, 3.12 Documentação dos testes e metodologia, 3.13 Revisão dos papéis de trabalho, 3.14 Auditoria da Tecnologia da Informação (TI), 4 - O que é um manual de Controle Interno 4.01 Necessidade de padronização das atividades empregadas, 4.02 Estabelecimento de políticas e critérios, 4.03 Necessidades de entendimento, por parte de todos, da importância dos procedimentos, 4.04 A individualização de procedimentos para cada empresa, 5 - Para que serve uma manual de Con.
Metodologia:
• Discussão e problematização de temáticas propostas por meio de estudo de casos e debates em fóruns. • Leitura e análise crítica de textos indicados a partir da bibliografia selecionada. • Utilização de recursos audiovisuais alternativos: transparências de retroprojetor, slides de PowerPoint, vídeos, filmes, datashow e DVD, entre outros recursos disponíveis. • Utilização de dinâmicas de grupo, sob a orientação do professor, a partir de temáticas propostas, com apresentação das sínteses pelos alunos, utilizando-se diferentes formas de exposição. • Trabalhos individuais e/ou em grupo de análise de livros e/ou filmes que ilustrem as temáticas propostas, com roteiro previamente indicado pelo professorOs alunos serão apresentados a casos reais de grandes empresas.
- Introdução à auditoria de processo, 1.1 O que é auditoria de processo, 1.2 Avaliação dos controles internos, 1.3 Documentação dos controles internos, 1.4 Normatização dos procedimentos adotados, 1.5 Evolução da avaliação dos controles internos, 1.6 O que significa a existência de algum risco, 1.7 Finalidade dos procedimentos de auditoria, 1.8 Relação com as demais modalidades de auditoria, 1.9 Definição dos processos prioritários, 2 Aplicabilidade de uma auditoria de processo, 2.1 Documentação do fluxo e de seus procedimentos, 2.2 Conclusão sobre os objetivos envolvidos, 2.3 Conhecimento dos riscos inerentes, 2.4 Identificação dos controles adotados, 2.5 Os controles adotados suportam os riscos existentes, 2.6 Coso, 2.7 Sarbanes-Oxley, 2.8 Governança corporativa, 2.9 Possíveis melhorias nos controles adotados, 2.10 Definição dos procedimentos de auditoria, 2.11 Conclusão sobre os controles adotados, 2.12 Controles que necessitem de possíveis melhorias, 2.13 Acompanhamento do plano de ação, 2.14 Avaliação da eficácia das ações corretivas, 3 Metodologia de trabalho, 3.1 Programação anual dos trabalhos de auditoria, 3.2 Índice proposto para uma auditoria de processo, 3.3 Possíveis geradores de melhorias, 3.4 Pontos para auditorias futuras, 3.5 Ata da reunião de definição dos objetivos do trabalho, 3.6 Planejamento do projeto, 3.7 Macrofluxo do processo, 1 3.8 Fluxo detalhado do processo, 3.9 Gráfico de causa e efeito, 3.10 Pontos de auditoria, 3.11 Programa de trabalho, 3.12 Documentação dos testes e metodologia, 3.13 Revisão dos papéis de trabalho, 3.14 Auditoria da Tecnologia da Informação (TI), 4 - O que é um manual de Controle Interno 4.01 Necessidade de padronização das atividades empregadas, 4.02 Estabelecimento de políticas e critérios, 4.03 Necessidades de entendimento, por parte de todos, da importância dos procedimentos, 4.04 A individualização de procedimentos para cada empresa, 5 - Para que serve uma manual de Con.
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Como elaborar um plano de negócios
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Objetivos:
1. Tornar o aluno apto a identificar novas oportunidades de negócios, elaborar relatórios financeiros, fazer gestão do fluxo de caixa e elaborar análises de viabilidade econômica de novos investimentos.
Conteúdo Programático:
- A empresa- oportunidade do negócio. Análise dos ambientes: interno e externo. Composição do preço. Plano de marketing. Análise Financeira.
Metodologia:
Aulas expositivas, dinâmicas de grupo, aulas no Excel, elaboração e análise de indicadores financeiros.
- A empresa- oportunidade do negócio. Análise dos ambientes: interno e externo. Composição do preço. Plano de marketing. Análise Financeira.
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Comportamento do Consumidor
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Objetivos:
1. Permitir que os participantes reconheçam as diversas instâncias em que influência os consumidor, podem ser considerados: Os consumidores como individuo; Os consumidores tomadores de decisão; Os consumidores e sua relação com o ambiente; Os consumidores e sua a cultura particular.
Conteúdo Programático:
- Introdução ao comportamento do consumidor
- O consumidor Individual
- Processo do Consumidor
- Influências do Individuo Decisão e Satisfação no Consumo
- Influências do Ambiente
- Influências Socioeconômicas
- Influências Culturais
- Consumo Organizacional
Metodologia:
O curso utilizará uma metodologia de ensino que envolverá aulas expositivas, estudos de casos e exercícios de simulação, procurando estimular não só o conhecimento das principais teorias da disciplina, mas também a aplicação desse conhecimento em situações práticas e a discussão de sua aplicabilidade.
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COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA: TEORIA E PRÁTICA
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Objetivos:
1. A comunicação é um processo básico para a construção do ser humano, com potencial de estimular o florescimento dos indivíduos na vida. A Comunicação Não-violenta (CNV), baseada no trabalho de Marshall B. Rosenberg, também conhecida como Comunicação Consciente ou Compassiva), é uma abordagem prática e específica que tem o objetivo de desenvolver formas de se comunicar de maneira conectada conosco e com os outros, que favorece por meio da empatia o autoconhecimento e a transformação das relações interpessoais para melhor. O curso oferecerá conhecimentos e oportunidades de práticas para que as pessoas compreendam suas necessidades, seus valores e sentimentos, de forma a assumirem a responsabilidade pessoal por suas escolhas e decisões, aprimorando a qualidade dos relacionamentos, mesmo que as outras pessoas nessa relação não sejam familiares com o processo da CNV. O curso abordará as três dimensões da CNV: intrapessoal, interpessoal e coletivo/social, seja na vida pessoal ou profissional.
Conteúdo Programático:
- 1º Módulo O que é CNV | Historia da CNV O que é violência | O que é não violência 3 âmbitos da Comunicação - linguagem da vida Necessidades e Sentimentos Comunicação, Conexão e Empatia Autocompaixão e Compaixão com os outros 2º Módulo Atitudes e Comportamentos Comunicação como um comportamento Observações e Julgamentos Escuta empática – ouvindo a si mesmo e aos outros Presença, Intenção e Escolha Linguagem da Girafa e do Chacal Autorrespeito e Respeito pelos outros 3º Módulo Pedidos e Exigências Expressar-se e Receber honestamente Colaboração e Coconstrução empática Autotransformação e transformação criativa com os outros Pares empáticos e Redes de apoio
Metodologia:
A coordenadora do curso tem treinamento no Non-violent Communication Center (CNVC, Centro de Comunicação Não-violenta), fundado por Marshall B. Rosenberg e atua em consonância com os métodos aplicados por essa comunidade de estudo e de prática da CNV. Dessa forma, o curso “Comunicação Não-violenta: Teoria e Prática” será realizado de forma a oferecer aos participantes oportunidades de aprender de maneira prática os conhecimentos trabalhados. Além de exposição dialogada sobre o conteúdo, as sessões contemplarão exercícios e vivências individuais, em dupla e em grupo, jogos (Jogo de Comunicação Não-violenta GROK, na modalidade online) e dinâmicas “role-play”. Vídeos, estórias e casos de apoio também serão utilizados. A continuidade em forma de criação de círculos empáticos entre os participantes após a conclusão do curso será estimulada. O projeto original do curso pretenderia ser realizado na modalidade presencial, na UERJ, no campus Maracanã. Mas em função da pandemia, será realizado exclusivamente online, em encontros síncronos pela internet por meio de videoconferência e com o apoio do ambiente online da FAF (Moodle). Com o retorno às atividades presenciais na UERJ, essa atividade poderá ser retomada de forma presencial, se manter online ou híbrida. Por se tratar de um curso tanto teórico quanto prático e vivencial, todos os 6 encontros serão síncronos. Haverá em cada um dos 6 encontros uma parte teórica e uma parte prática, com atividades de avaliação e respectivo feedback realizados pela professora. Será considerado aprovado o participante que obtiver ao menos 70% de aproveitamento nas atividades síncronas avaliadas e 75% de frequência. Ao final do curso, os alunos preencherão uma avaliação do mesmo, abrangendo: conteúdo programático, carga horária, metodologia, docente, uso da interface entre outros, para fins de feedback e melhoria para as turmas subsequentes.
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CONTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO: POR ONDE COMEÇAR?
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Objetivos:
1. Oferecer aos participantes conceitos e aplicações das noções de contabilidade necessários ao planejamento e ao controle de um empreendimento bem-sucedido e sustentável no contexto de incertezas.
Conteúdo Programático:
- Plano de Contas (a pagar e a receber). Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Débito e Crédito. Regime de caixa e regime de competências. Fluxo de caixa e Capital de giro. Gestão de Custos, Ponto de equilíbrio, Margem de Contribuição e Lucratividade.
Metodologia:
Observando o atual estado da saúde, causado pela pandemia de COVID-19, o curso de extensão “Contabilidade e empreendedorismo: por onde começar?” será desenvolvido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso tem a duração de seis (6) semanas. Durante esse período, no AVA, serão realizadas atividades síncronas, que são atividades que precisam da presença do professor e aluno ao mesmo momento, conectados, para serem realizadas. Além dessas atividades, serão aplicadas atividades assíncronas, em que não é necessária a conexão de professor e aluno no mesmo momento para que elas sejam concluídas. Assim, para a realização dessas atividades, podem ser utilizadas diferentes ferramentas presentes no AVA da UERJ, como chat, fórum, wiki, quiz, entre outras. Pontua-se ainda que, os materiais disciplinares, cronograma do curso, atividades ficarão disponíveis no AVA. Como forma de engajar e motivar os cursistas, será aplicada a metodologia ativa da gamificação. Essa por sua vez, consiste no processo que utiliza a mecânica, estilo e o pensamento dos games, em um contexto de não jogo ou non game (do inglês), de forma que engaje e motive as pessoas, vise à aprendizagem através das interações entre seus usuários, com as tecnologias e com o meio. (BITENCOURT, 2014; PIMENTEL, 2018). Logo, ela será aplicada ao AVA, no qual será a plataforma de comunicação e aprendizagem durante o curso. Observa-se que a avaliação dos cursistas será realizada por meio da realização das atividades online dos participantes durante o curso gamificado.
- Plano de Contas (a pagar e a receber). Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Débito e Crédito. Regime de caixa e regime de competências. Fluxo de caixa e Capital de giro. Gestão de Custos, Ponto de equilíbrio, Margem de Contribuição e Lucratividade.
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CPA 10 - Certificação Profissional ANBIMA Série 10
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Objetivos:
1. Elevar a capacidade técnica dos profissionais que atuam em agências bancárias e cooperativas de crédito, em contato com o público, no processo de comercialização de produtos de investimento. Ampliar o conhecimento sobre as principais características dos produtos de investimento que são ofertados nas agências bancárias e sobre os padrões éticos de comportamento que devem ser adotados no relacionamento com o investidor. Melhorar o atendimento ao investidor. Adotar melhores práticas operacionais que aproximarão o mercado de capitais nacional dos mercados das economias mais avançadas. Ampliar conhecimentos com vistas ao crescimento da poupança financeira.
Conteúdo Programático:
- Sistema Financeiro Nacional; Ética; Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor; Noções de Economia e Finanças; Princípios de Investimento: Conceitos; Fundos de Investimento; Demais Produtos de Investimento.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
- Sistema Financeiro Nacional; Ética; Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor; Noções de Economia e Finanças; Princípios de Investimento: Conceitos; Fundos de Investimento; Demais Produtos de Investimento.
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CPA 20 - Certificação Profissional ANBIMA Série 20
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Objetivos:
1. Aprimorar a capacidade técnica dos profissionais que têm contato com os Investidores Qualificados na comercialização de produtos de investimento. Desempenhar as atividades de consultoria financeira. Ampliar o conhecimento dos principais aspectos relacionados ao processo de venda de produtos de investimentos. Conhecer as principais características dos produtos ofertados e o padrão ético de comportamento que deve ser adotado no relacionamento com os clientes, de tal forma que os produtos oferecidos estejam em conformidade com as expectativas, objetivos, necessidade de diversificação de seu portfólio e restrições explicitadas. Conhecer os fatores de risco do mercado financeiro. Ampliaras informações sobre o mercado de capitais.
Conteúdo Programático:
- Princípios básicos de economia, finanças e estatística; Fundos de investimento; Instrumentos de Renda Variável; Instrumentos de Renda Fixa; Código Anbima de Regulação e Melhores Práticas para Ofertas Públicas de Distribuição e Aquisição de Valores Mobiliários; Ofertas Públicas de Valores Mobiliários; Derivativos; Tributação; Órgãos de Regulação, Auto-Regulação e Fiscalização; Compliance legal, ética e análise do perfil do investidor; Mensuração, gestão de performance e risco.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
- Princípios básicos de economia, finanças e estatística; Fundos de investimento; Instrumentos de Renda Variável; Instrumentos de Renda Fixa; Código Anbima de Regulação e Melhores Práticas para Ofertas Públicas de Distribuição e Aquisição de Valores Mobiliários; Ofertas Públicas de Valores Mobiliários; Derivativos; Tributação; Órgãos de Regulação, Auto-Regulação e Fiscalização; Compliance legal, ética e análise do perfil do investidor; Mensuração, gestão de performance e risco.
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Curso de Contabilidade de Consórcios de E&P (Joint Venture Accounting)
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Objetivos:
1. Apresentar e debater a contabilidade de consórcios de Exploração e Produção de petróleo, as particularidades deste arranjo contratual e, as melhores práticas da indústria. O curso também aborda o principal contrato (Accounting procedures) que regula as atividades contábeis de um consórcio de E&P.
Conteúdo Programático:
- Conceitos: Características dos consórcios de E&P, Relações entre as empresas (Operador e Não – Operadores) e Procedimentos Contábeis (Accounting Procedures). - Orçamento e Chamada de caixa (Cash-call); - Relatório de Gastos (Billing & Statement); - Gastos Indiretos (Overhead). - Retirada da Produção (Overlift/Underlift).
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
- Conceitos: Características dos consórcios de E&P, Relações entre as empresas (Operador e Não – Operadores) e Procedimentos Contábeis (Accounting Procedures). - Orçamento e Chamada de caixa (Cash-call); - Relatório de Gastos (Billing & Statement); - Gastos Indiretos (Overhead). - Retirada da Produção (Overlift/Underlift).
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Curso de Contratos na Indústria do Petróleo
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Objetivos:
1. Apresentar e debater os principais contratos, e seus componentes, que regulam as relações entre Empresas de Petróleo e os Governos e, entre as Empresas, quando estas executam atividades conjuntamente, ou seja, através de consórcios.
Conteúdo Programático:
- Principais Modelos de Contratos entre Empresas e Países: Concessão, Risco/Serviço, Cessão Onerosa e Partilha de Produção: Princípios e cláusulas obrigatórias; - Principais Modelos de Contratos entre Empresas: Contrato de Consórcio, Joint Bid Agreement (JBA) e Joint Operating Agreement (JOA): Princípios e cláusulas obrigatórias, confidencialidade, responsabilidades e nos consórcios de E&P.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
- Principais Modelos de Contratos entre Empresas e Países: Concessão, Risco/Serviço, Cessão Onerosa e Partilha de Produção: Princípios e cláusulas obrigatórias; - Principais Modelos de Contratos entre Empresas: Contrato de Consórcio, Joint Bid Agreement (JBA) e Joint Operating Agreement (JOA): Princípios e cláusulas obrigatórias, confidencialidade, responsabilidades e nos consórcios de E&P.
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Curso de Perícia Financeira Forense
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Objetivos:
1. Objetiva-se qualificar o Administrador, o Contador e o Economista para possuir conhecimento extensivo e necessário à atuação destacada na qualidade de Perito judicial nomeado pelo juízo, denominado Auxiliar da Justiça, bem como capacitá-lo a exercer a perícia Financeira na qualidade de Perito Assistente Técnico; além de ser também conhecimento de utilidade pública, relativo a qualquer pessoa.
Conteúdo Programático:
- Conhecimentos específicos aplicáveis à Perícia Financeira e seus conflitos
- Honorários Periciais
- Perícias Judiciais e Extrajudiciais Financeiras
- Sistemas de Amortização
- Aspectos Históricos sobre os Sistemas de Amortização aplicáveis à Perícia Financeira
- Matemática Financeira
- Técnicas em Gestão Financeira e em Análise de Investimentos aplicadas à Perícia Financeira
- Aplicação específica da calculadora HP-12C na Perícia Financeira
- Lógica Matemática básica
- Lógica Matemática aplicada ao Excel
- Avaliação Financeira de Contratos e suas especificidades
- Modalidades de empréstimos e Análises contratuais
- Excel avançado específico à Perícia Financeira
- Especificidades do Laudo Pericial e do Parecer Técnico Financeira
- Quesitos processuais Financeiros
- Análises de casos concretos
Metodologia:
O módulo instrucional consiste no realce à importância do tema, bem como na avaliação prévia e diagnóstica quanto às especificidades de cada caso concreto, de modo também a capacitar o Administrador, o Contabilista e o Economista a identificar a legislação financeira adequada a ser aplicada a cada tipo de contrato mercantil. Adota-se como princípio a organização das disciplinas por núcleo temático, de modo a focalizar as ações comuns, essenciais e utilitárias a cada ponto do trabalho pericial, de acordo com seu módulo de conhecimento. A capacitação final consiste em: Aulas expositivas de aprendizagem de conhecimentos necessários à atividade-fim, bem como Aulas expositivas de aprendizagem em relação à legislação aplicável, bem como Aulas expositivas de aprendizagem de conhecimentos técnico-financeiros, bem como sua aplicação à informática e à calculadora HP-12C, bem como Prática em casos concretos reais da perícia Financeira, esclarecendo a concomitância entre a prática e o estudo teórico, através do método Problema e Projetos.
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Curso de Perícia Financeira Forense
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Objetivos:
1. Objetiva-se qualificar o Administrador, o Contador e o Economista para possuir conhecimento extensivo e necessário à atuação destacada na qualidade de Perito judicial nomeado pelo juízo, denominado Auxiliar da Justiça, bem como capacitá-lo a exercer a perícia Financeira na qualidade de Perito Assistente Técnico; além de ser também conhecimento de utilidade pública, relativo a qualquer pessoa.
Conteúdo Programático:
- Conhecimentos específicos aplicáveis à Perícia Financeira e seus conflitos
- Honorários Periciais
- Perícias Judiciais e Extrajudiciais Financeiras
- Sistemas de Amortização
- Aspectos Históricos sobre os Sistemas de Amortização aplicáveis à Perícia Financeira
- Matemática Financeira
- Técnicas em Gestão Financeira e em Análise de Investimentos aplicadas à Perícia Financeira
- Aplicação específica da calculadora HP-12C na Perícia Financeira
- Lógica Matemática básica
- Lógica Matemática aplicada ao Excel
- Avaliação Financeira de Contratos e suas especificidades
- Modalidades de empréstimos e Análises contratuais
- Excel avançado específico à Perícia Financeira
- Especificidades do Laudo Pericial e do Parecer Técnico Financeira
- Quesitos processuais Financeiros
- Análises de casos concretos
Metodologia:
O módulo instrucional consiste no realce à importância do tema, bem como na avaliação prévia e diagnóstica quanto às especificidades de cada caso concreto, de modo também a capacitar o Administrador, o Contabilista e o Economista a identificar a legislação financeira adequada a ser aplicada a cada tipo de contrato mercantil. Adota-se como princípio a organização das disciplinas por núcleo temático, de modo a focalizar as ações comuns, essenciais e utilitárias a cada ponto do trabalho pericial, de acordo com seu módulo de conhecimento. A capacitação final consiste em: Aulas expositivas de aprendizagem de conhecimentos necessários à atividade-fim, bem como Aulas expositivas de aprendizagem em relação à legislação aplicável, bem como Aulas expositivas de aprendizagem de conhecimentos técnico-financeiros, bem como sua aplicação à informática e à calculadora HP-12C, bem como Prática em casos concretos reais da perícia Financeira, esclarecendo a concomitância entre a prática e o estudo teórico, através do método Problema e Projetos.
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Curso de Tributação na Indústria de Petróleo
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Objetivos:
1. Apresentar e debater os aspectos tributários das operações de exploração e produção de petróleo, com base na legislação vigente e, através da exposição de casos práticos e situações do dia-a-dia das empresas.
Conteúdo Programático:
- REPETRO: - Legislação Aplicável; - REPETRO x Admissão Temporária; - Habilitação, Concessão e Vigência. - Participações Governamentais: - Bônus de Assinatura; - Taxa de Retenção de Área; - Royalties; - Participação Especial; - Participação aos Proprietários de Terra. - Tributação em Consórcios: - Incidência de tributos nas operações de consórcios de E&P: ICMS, PIS/COFINS, IPI, ISS e IRRF.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
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Curso Gestão Contábil/ Financeira de Micro e Pequenas Empresas
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Objetivos:
1. Apresentar ferramentas, instrumentos, e conceitos para uma gestão financeira de um micro ou pequeno empreendimento.
Conteúdo Programático:
- O micro e o pequeno empreendimento; Fundamentos dos Micros e pequenos empreendimentos; Estrutura Patrimonial; Gestão Contábil; Gestão Financeira; Gestão de custos; Indicadores quantitativos e qualitativos; As demonstrações contábeis; Ponto de equilíbrio e mix de produtos; Análise de desempenho.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
- O micro e o pequeno empreendimento; Fundamentos dos Micros e pequenos empreendimentos; Estrutura Patrimonial; Gestão Contábil; Gestão Financeira; Gestão de custos; Indicadores quantitativos e qualitativos; As demonstrações contábeis; Ponto de equilíbrio e mix de produtos; Análise de desempenho.
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Curso Gestão de Custos e Resultado em Instituições de Saúde
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Objetivos:
1. Apresentar ferramentas, instrumentos, e conceitos para uma gestão de custos e resultado em instituições de saúde.
Conteúdo Programático:
- Introdução e conceitos básicos de finanças; Amplitude de uso dos Custos; Aspectos essenciais para o cálculo de Custos e seu desenvolvimento; Setorização e departamentalização; Sistemas de custeio; Organização das informações financeiras; Avaliação de desempenho; Gestão de resultado
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
- Introdução e conceitos básicos de finanças; Amplitude de uso dos Custos; Aspectos essenciais para o cálculo de Custos e seu desenvolvimento; Setorização e departamentalização; Sistemas de custeio; Organização das informações financeiras; Avaliação de desempenho; Gestão de resultado
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Curso Preparatório para Certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI)
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Objetivos:
1. Curso preparatório para a prova de certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI) conta com mais de 22 horas de videoaulas e resolução de mais de 367 questões sobre os temas mais comuns desta prova realizada pela ANCORD. Utiliza-se neste curso uma metodologia própria que fez com que ele fosse aprovado em mais de 10 das provas mais difíceis do Brasil e ajudou centenas de alunos a conquistarem seus objetivos. A profissão de Agente Autônomo de Investimentos, também conhecida como assessor de investimentos, possui remuneração atrativa e é uma das profissões que mais contrata profissionais no Brasil.
Conteúdo Programático:
- Atividade do Agente Autônomo de Investimentos,
- Prevenção à lavagem de dinheiro,
- Economia,
- Sistema Financeiro Nacional,
- Instituições e Intermediadores Financeiros,
- Administração de Risco,
- Mercados de Capitais - Produtos - Modalidades Operacionais - Liquidação,
- Fundos de Investimentos,
- Outros Fundos de Investimentos,
- Securitização de Recebíveis,
- Clubes de Investimentos,
- Matemática Financeira,
- Mercado Financeiro,
- Mercados Derivativos.Introdução e conceitos básicos de finanças; Amplitude de uso dos Custos; Aspectos essenciais para o cálculo de Custos e seu desenvolvimento; Setorização e departamentalização; Sistemas de custeio; Organização das informações financeiras; Avaliação de desempenho; Gestão de resultado
Metodologia:
As aulas são todas em formato de videoaulas previamente gravadas. As aulas foram preparadas para abordar e explicar em detalhes os assuntos mais relevantes para a preparação para a prova de certificação de AAI realizada pela ANCORD. Os alunos ao longo do curso realizam dois simulados para consolidar os conhecimentos, e ao final de cada simulado será feita uma aula de dúvidas e para a resolução dos exercícios. Para obter o certificado o aluno no simulado final deve obter no mínimo 70 % de acertos.
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Demonstrações Financeiras e Análise de Empresas
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Objetivos:
1. O Curso tem como objetivo analisar as principais demonstrações financeiras, conforme legislação e normas contábeis vigentes, e de sua utilização por usuários externos às empresas (Governo, Investidores, Funcionários, Credores, etc.). As análises das empresas também consistirão na previsão de fluxos de caixa descontados, bem como, do custo de capital que a empresa adota para a viabilidade econômica de investimentos. O Curso também prevê a ampliação da capacidade de interlocução com a sociedade, através da sua valorização social e cultural.
Conteúdo Programático:
- Conceitos Introdutórios sobre técnicas Contábeis; Demonstrações Financeiras; Análise de Indicadores; Fluxo de Caixa; Matemática financeira; Valor Presente Líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR); Payback; Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC). O conteúdo apresentado, possibilita a ampliação da capacidade de interlocução com a sociedade, através da sua valorização social e cultural.
Metodologia:
As aulas serão expositivas, dialogadas e presenciais, composto por aulas teóricas e práticas com aplicação de exercícios e estudos de caso. Recursos audiovisuais serão utilizados nas aulas, possibilitando interação entre alunos e professor nos temas abordados, essa interação permite a ampliação da capacidade de interlocução com a sociedade, através da sua valorização social e cultural.
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DESBLOQUEIE SUA ESCRITA
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Objetivos:
1. Na academia, o conhecimento científico é divulgado pela comunicação escrita. Na prática, observam-se ansiedade e bloqueios de alunos e docentes ao escrever, em contexto de pressão por prazos e modelos inflexíveis. As competências socioemocionais (National Research Council, 2012), não contempladas no ensino universitário, são necessárias a confiança, criatividade e produtividade para o ato de escrever. O curso oferece ao participante conhecimentos e práticas para: - identificar bloqueios para escrever; - compreender necessidades, valores e sentimentos de forma a assumir responsabilidade e novas escolhas, aprimorando a qualidade de suas produções; - estimular o processo criativo e autônomo de escrita; - praticar a escrita com acompanhamento da professora; - contribuir para a relação transformadora entre universidade e sociedade, desenvolvendo autoconhecimento, decisões conscientes e competências humanas; - impactar positivamente as relações nos âmbitos pessoal, profissional e social.
Conteúdo Programático:
- 1º Módulo - Perspectiva sistêmica do poder Como a colonização dos saberes impacta a escrita (prazos, perfeccionismo, modelos sociais, demandas acadêmicas) 2º Módulo - Autoconexão (necessidades e sentimentos) Autoempatia sobre a própria escrita Criação de memórias de acolhimento 3º Módulo - Vieses e votos inconscientes Quebrando promessas, limpando travas Linha do tempo da escrita: quais forças sistêmicas me mantém preso nisso? Enlutamentos e como enlutar 4º Módulo - Fazendo escolhas conscientes Ações conectadas a valores Motivação interna e externa Motivação pela jornada Lista de inegociáveis 5º Módulo - Organização para escrever Organização do tempo Minimalismo (físico, digital, emoções, pessoas, mente) Revisão inegociável 6º Módulo - Estratégias que cuidem de si e do todo Criando as próprias estratégias Criação de uma escrita compassiva considerando autores, leitores e a sociedade.
Metodologia:
O alicerce fundamental do curso engloba a prática da escrita (MARQUES, 2008; GARCIA, 2015) com base na intenção, aceitação e informação, estimulando a criatividade por meio da ludicidade e o desenvolvimento da consciência sobre a representação da escrita para si, seus bloqueios e crenças. Para tanto, o curso se apoia na Comunicação Não Violenta (ROSENBERG, 2006), considerando suas três dimensões de aplicação: intrapessoal, interpessoal e coletivo/social. A Comunicação Não-violenta (CNV), baseada no trabalho de Marshall B. Rosenberg, é uma abordagem prática e específica que tem o objetivo de desenvolver formas de se comunicar de maneira conectada consigo e com os outros, favorecendo o autoconhecimento e a transformação das relações interpessoais por meio da empatia. O curso inclui também a prática da organização e a produtividade, estimulando o participante a produzir textos conectados com suas necessidades e sentimentos. Por fim, o curso oferece aos participantes oportunidades de aprender de maneira prática os conhecimentos trabalhados. Além de exposição dialogada sobre o conteúdo, as sessões contemplarão exercícios e vivências individuais, em dupla e em grupo e jogos (Jogo de Comunicação Não-violenta GROK, LEGO). Vídeos, estórias e casos de apoio também serão utilizados. As atividades serão realizadas e avaliadas formativamente no decorrer do curso, entregues à professora e com seu acompanhamento e retorno. Será considerado aprovado o participante que obtiver ao menos 70% de aproveitamento nas atividades avaliadas e 75% de frequência. Ao final do curso, os alunos preencherão também uma avaliação de reação, abrangendo: conteúdo programático, carga horária, metodologia e condução do curso.
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DESENVOLVIMENTO DA PERFORMANCE HUMANA ATRAVÉS DO COACHING
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Objetivos:
1. O curso visa desenvolver, holisticamente, a performance pessoal e profissional do participante através da metodologia de Coaching, com ferramentas práticas e exposição de conteúdo.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e regras do Coaching; Comunicação Empática e Escuta Ativa; Áreas de atuação do Coaching; Metodologia do Coaching; Como fazer perguntas poderosas; Modelos de comunicação e de aprendizagem eficazes; Coaching Informal e Formal; Sonhos X Objetivos X Metas; Modelo de Feedback; Desconstrução de crenças limitantes; Assessment de Perfil Comportamental; Aplicabilidade do coaching no cotidiano profissional e pessoal.
Metodologia:
Aulas práticas com atividades em sala de aula.
- Conceitos e regras do Coaching; Comunicação Empática e Escuta Ativa; Áreas de atuação do Coaching; Metodologia do Coaching; Como fazer perguntas poderosas; Modelos de comunicação e de aprendizagem eficazes; Coaching Informal e Formal; Sonhos X Objetivos X Metas; Modelo de Feedback; Desconstrução de crenças limitantes; Assessment de Perfil Comportamental; Aplicabilidade do coaching no cotidiano profissional e pessoal.
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Desenvolvimento das Habilidades Gerenciais
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Objetivos:
1. O curso tem o objetivo de capacitar e treinar os alunos para desempenhar atividades gerenciais, utilizando temas da administração moderna como: motivação, gestão da mudança, liderança, gestão do conhecimento, para auxiliar nas tomadas de decisões dentro de seus respectivos meios organizacional.
Conteúdo Programático:
- 1ª aula - Motivação, Condicionamento e Gestão por Valores;2ª aula- Liderança e Gerência;3ª aula- Coaching e Mentoring;4ª aula-Gestão por Pontos Fortes;5ª aula- Clima e Cultura Organizacional;6ª aula- Gestão do Desempenho;7ª aula- Gestão da Mudança;8ª aula- Gestão de Pessoas em Projetos.
Metodologia:
A metodologia adotada no curso procura manter a integração entre os módulos, além de incentivar a participação dos alunos em aulas dinâmicas e práticas. -Aulas presenciais dialogadas, nas quais os alunos serão levados a operacionalizar os conceitos apresentados – Cada participante, além das horas em sala de aula, deverá dispor de tempo para leitura do material, elaboração de trabalhos individuais - Haverá orientação dos alunos para tratar de situações do cotidiano nas empresas onde trabalham.
- 1ª aula - Motivação, Condicionamento e Gestão por Valores;2ª aula- Liderança e Gerência;3ª aula- Coaching e Mentoring;4ª aula-Gestão por Pontos Fortes;5ª aula- Clima e Cultura Organizacional;6ª aula- Gestão do Desempenho;7ª aula- Gestão da Mudança;8ª aula- Gestão de Pessoas em Projetos.
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Desenvolvimento de habilidades interpessoais para gestão e liderança através de técnicas teatrais
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Objetivos:
1. Os profissionais da atualidade que assumem cargos de gestão e liderança nas organizações são cada vez mais demandados a desenvolver competências interpessoais. Entre outras atividades, esses profissionais devem estar aptos a coordenar equipes, conduzir reuniões, orientar e dar feedback sobre o desempenho dos colaboradores, relacionar-se com clientes, lidar com conflitos, negociar e tomar decisões coletivamente. Tais habilidades não costumam ser devidamente trabalhadas pelos cursos de graduação, que geralmente possuem um enfoque prioritariamente teórico. A oficina de Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais para Gestão e Liderança tem por objetivo desenvolver as capacidades de expressão e comunicação, a atenção, a autoconsciência e autopercepção corporal e comunicacional, a capacidade de perceber o outro e de lidar com diferentes situações interpessoais comuns no dia-a-dia dos gestores, por meio de técnicas teatrais baseadas em Teatro do Oprimido, Psicodrama, entre outras.
Conteúdo Programático:
- Aula 1. Apresentação da proposta e integração do grupo. Aula 2. A Importância de perceber o outro. Aula 3. A Palavra e sua Imagem. Aula 4. Papéis Sociais e suas Máscaras. Aula 5. Confiança, Autoconfiança e Criatividade. Aula 6. Cooperação X Competição. Aula 7. Liderança, Conflitos e Trabalho em Equipe. Aula 8. Autoconhecimento e Inteligência Emocional.
Metodologia:
O curso está estruturado na forma de oficina (workshop) vivencial, utilizando técnicas derivadas dos Jogos Teatrais, do Teatro espontâneo, do Psicodrama e do Teatro do Oprimido, bem como dinâmicas de grupo e exercícios para desenvolvimento de habilidades específicas. Serão ao todo 8 encontros de 3h cada. Cada encontro envolve a seguinte sequência: 1. Apresentação dos temas a serem trabalhados no dia, enfatizando seu sentido e relevância para os gestores e futuros gestores; 2. Leitura e debate de textos, incentivando a análise crítica dos temas pelos participantes; 3. Atividades em grupo para o desenvolvimento das habilidades relacionadas, seguidas de reflexão e discussão coletiva sobre os resultados. A avaliação dos alunos é feita com base em: • Frequencia do aluno nos encontros; • Avaliação do professor em relação à qualidade da participação e contribuições nos exercícios propostos; • Autoreflexão e análise crítica (auto-avaliação). Fundamentação bibliográfica: Boal, Augusto. O arco-íris do desejo: o método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002. Boal, Augusto. Jogos Para atores e não-atores. 14ª edição. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2011.Hair Jr., J.F.; Babin, B.; Money, A.H.; Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. Goleman, Daniel. Inteligência Emocional: a Teoria Revolucionária que define o que é ser inteligente. 52ª edição, Rio de Janeiro. Objetiva, 1995. Novelly, Maria C. Jogos Teatrais: exercícios para grupos e sala de aula. 8ª edição. Campinas, Papirus, 1994 Spolin, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2ª edição. São Paulo, Perspectiva, 2006. Spolin, Viola. Improvisação para o Teatro. 3ª edição, São Paulo, Perspectiva, 2005
- Aula 1. Apresentação da proposta e integração do grupo. Aula 2. A Importância de perceber o outro. Aula 3. A Palavra e sua Imagem. Aula 4. Papéis Sociais e suas Máscaras. Aula 5. Confiança, Autoconfiança e Criatividade. Aula 6. Cooperação X Competição. Aula 7. Liderança, Conflitos e Trabalho em Equipe. Aula 8. Autoconhecimento e Inteligência Emocional.
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Empreendedorismo
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Objetivos:
1. Fornecer informações sobre as tendências mundiais, o papel econômico e social das pequenas e médias empresas na sociedade contemporânea, despertando o aluno para o interesse pela atividade empresarial como alternativa de carreira. Propiciar a análise e a avaliação de potencialidades empresariais. Fornecer ferramentas para a identificação, análise e transformação de boas idéias em conceitos de negócio.
Conteúdo Programático:
- O Empreendedorismo: O que é empreender Tipos de empreendimento Porque empreender Panorama mundial O empreendedorismo no Brasil - a importância e o impacto do Empreendedorismo na economia nacional O Empreendedor: como transformar boas idéias em oportunidades de negócio Perfil e habilidades do empreendedor. O Plano de Negócios (Business Plan): o que é; importância; o conceito de negócio Introdução ao Business Plan - roteiro básico.
Metodologia:
Aulas expositivas. Estudo de casos: "Eu, como empreendedor". Fornecimento do material didático - on-line.
- O Empreendedorismo: O que é empreender Tipos de empreendimento Porque empreender Panorama mundial O empreendedorismo no Brasil - a importância e o impacto do Empreendedorismo na economia nacional O Empreendedor: como transformar boas idéias em oportunidades de negócio Perfil e habilidades do empreendedor. O Plano de Negócios (Business Plan): o que é; importância; o conceito de negócio Introdução ao Business Plan - roteiro básico.
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Escopo, Custo, Risco e Qualidade em Projetos
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Objetivos:
1. O Curso de Escopo, Custo, Risco e Qualidade em Projetos - utilizando as melhores ferramentas para Gestão, permite ao aluno Iniciar, Planejar, Executar e Controlar um projeto. O objetivo principal do treinamento é preparar o profissional para atuar como Gerente de Projetos; Desenvolver liderança é uma tarefa complexa, que pode ser simplificada, se suportada pelas ferramentas e treinamento adequados, com determinação e foco. Nesta direção preparamos os alunos seguindo as melhores práticas do PMI-PMBOK, fornecendo treinamentos. O primeiro encontro do Programa de treinamento engloba técnicas de Iniciação, Escopo, o Segundo encontro engloba Tempo e Custos, o terceiro encontro engloba Riscos e o Quarto encontro engloba Qualidade.
Conteúdo Programático:
- Criar o TAP – Termo de abertura (Project Chater); Mapeamento das partes interessadas; Mapeamento da Estratégia de gerenciamento das partes interessadas; Mapeamento, coleta e rastreabilidade dos requisitos; Declaração de Escopo; Criar EAP (Estrutura analítica de Projeto); Definir as atividades; Sequenciar as atividades; Estimativas de custo, ordem de grandeza, estimativa análoga, paramétrica, Top-down, bottom-up, três pontos (PERT); Reservas de contingência e gerenciamento; Planilha para gerenciamento de custo do projeto; Orçamento de custo; Controle de Custo; Mapeamento de Riscos; Análise de Risco; VME – Probabilidade VS Impacto; Medições; Controles; Acompanhamento diário; Inspeção e Adaptação.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aulas baseadas nas boas práticas e ferramentas do PMI-PMBOK, através da criação de um plano de gerenciamento de projetos, com realização de estudo de casos concretos, suportado pela experiência prática. Utilizando técnicas lúdicas de ensino, casos reais e ferramentas de gestão, proporcionarão uma experiência única ao aluno. Somente por meio do uso constante dos conceitos e ferramentas adequadas nos projetos, poderemos maximizar a garantia da entrega do produto contratado.
- Criar o TAP – Termo de abertura (Project Chater); Mapeamento das partes interessadas; Mapeamento da Estratégia de gerenciamento das partes interessadas; Mapeamento, coleta e rastreabilidade dos requisitos; Declaração de Escopo; Criar EAP (Estrutura analítica de Projeto); Definir as atividades; Sequenciar as atividades; Estimativas de custo, ordem de grandeza, estimativa análoga, paramétrica, Top-down, bottom-up, três pontos (PERT); Reservas de contingência e gerenciamento; Planilha para gerenciamento de custo do projeto; Orçamento de custo; Controle de Custo; Mapeamento de Riscos; Análise de Risco; VME – Probabilidade VS Impacto; Medições; Controles; Acompanhamento diário; Inspeção e Adaptação.
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E-SOCIAL NO SETOR ADMINISTRATIVO E SEGURANÇA DO TRABALHO
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Objetivos:
1. Oferecer conhecimentos atualizados dentro do que há de novo no mercado de trabalho para os aspirantes a sua primeira oportunidade de trabalho, como também para aqueles que já se encontram no mercado mas necessitando de conhecimentos atualizados sobre as novas e complexas mudanças que ocorrerão em seus processos com a implantação do E-SOCIAL que já se encontra vigente desde o início do ano, e constatamos em nossa consultoria essa demanda de profissionais e alunos em busca de tal qualificação em cada entrevista de trabalho que eles não são escolhidos por desconhecerem esse tema que tanto vem preocupando as empresas. Pois o objetivo do curso é oferecer essa atualização de uma forma bem objetiva e prática para ampliar seus conhecimentos, desenvolver suas habilidades e aprimorarem suas técnicas, e assim, alcançarem seus objetivos profissionais.
Conteúdo Programático:
- Recadastramento de funcionários e qualificação cadastral Da não Adequação por Parte da Empresa Consequências Multas Eletrônicas Confissão de Dívida Eventos Iniciais Eventos de Tabelas Eventos não periódicos Eventos Periódicos Exclusão de Eventos Registros dos Eventos Trabalhistas Prazos Para Prestação das Informações Natureza das rubricas da Folha de Pagamento Impacto imediato nos processos internos Admissão e Atestado de Saúde Ocupacional Afastamento Temporário Motivos de Afastamento Rescisão de Contrato de Trabalho Férias Aviso e Concessão Estagiários – categoria é inclusa no e-Social Qualificação cadastral Estabilidade no Emprego Identificação e Cadastro do Empregador Tipos de inscrição junto ao e-Social Tipos de Lotação Tipos de Logradouros Categoria de trabalhadores Identificação e cadastro dos trabalhadores Utilização obrigatória do certificado digital Serviços Tomados e Prestados mediante cessão de mão de obra Dos eventos trabalhistas na Rescisão complementar O que é o esocial Princípios do eSocial na Segurança no Trabalho Composição do eSocial Ambientes do Esocial Eventos do Esocial relacionado a Segurança no Trabalho Registro de Eventos Trabalhistas – RET Setores da empresa afetados pelo acidente no trabalho na visão do Esocial A importância da CIPA no setor administrativo na visão do esocial Informações da segurança no trabalho inseridas no setor administrativo na visão do esocial Riscos ocupacionais no setor administrativo na visão do esocial Quais são as informações e documentações exigidas. Quais são as informações relacionadas a segurança no trabalho que as empresas encaminharão para o ambiente do esocial Cruzamento de informações relacionadas ao acidente no trabalho no setor administrativo. Integração do PPRA com o eSocial Prazo para os envios das informações Multas e infrações Preparando-se para o eSocial - Integração do PPRA com o eSocial - Integração do PCMSO com o eSocial. Preparando-se para o eSocial.
Metodologia:
A aula será expositiva.No segundo momento será realizada aulas práticas no laboratório de informática da instituição.
- Recadastramento de funcionários e qualificação cadastral Da não Adequação por Parte da Empresa Consequências Multas Eletrônicas Confissão de Dívida Eventos Iniciais Eventos de Tabelas Eventos não periódicos Eventos Periódicos Exclusão de Eventos Registros dos Eventos Trabalhistas Prazos Para Prestação das Informações Natureza das rubricas da Folha de Pagamento Impacto imediato nos processos internos Admissão e Atestado de Saúde Ocupacional Afastamento Temporário Motivos de Afastamento Rescisão de Contrato de Trabalho Férias Aviso e Concessão Estagiários – categoria é inclusa no e-Social Qualificação cadastral Estabilidade no Emprego Identificação e Cadastro do Empregador Tipos de inscrição junto ao e-Social Tipos de Lotação Tipos de Logradouros Categoria de trabalhadores Identificação e cadastro dos trabalhadores Utilização obrigatória do certificado digital Serviços Tomados e Prestados mediante cessão de mão de obra Dos eventos trabalhistas na Rescisão complementar O que é o esocial Princípios do eSocial na Segurança no Trabalho Composição do eSocial Ambientes do Esocial Eventos do Esocial relacionado a Segurança no Trabalho Registro de Eventos Trabalhistas – RET Setores da empresa afetados pelo acidente no trabalho na visão do Esocial A importância da CIPA no setor administrativo na visão do esocial Informações da segurança no trabalho inseridas no setor administrativo na visão do esocial Riscos ocupacionais no setor administrativo na visão do esocial Quais são as informações e documentações exigidas. Quais são as informações relacionadas a segurança no trabalho que as empresas encaminharão para o ambiente do esocial Cruzamento de informações relacionadas ao acidente no trabalho no setor administrativo. Integração do PPRA com o eSocial Prazo para os envios das informações Multas e infrações Preparando-se para o eSocial - Integração do PPRA com o eSocial - Integração do PCMSO com o eSocial. Preparando-se para o eSocial.
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Estratégia de Logística e Operador Logístico
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Objetivos:
1. Apresentar e debater o processo de evolução dos operadores logísticos no cenário nacional e internacional. Além disso, expor de forma detalhada o processo de seleção e monitoramento do desempenho de um prestador de serviço logístico ou operador logístico.
Conteúdo Programático:
- Logística de serviço ao cliente
- Gestão colaborativa na cadeia de suprimentos.
- Evolução do prestador de serviço logístico.
- Critérios de seleção dos prestadores de serviços logísticos ou operadores logísticos.
- O processo de seleção do prestador de serviço logístico ou operador logístico.
- Remuneração de operadores logísticos – Análise de risco.
- Serviços na gestão do Supply Chain.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso.
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Finanças Pessoais
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Objetivos:
1. Transmitir conceitos e práticas associadas à “ciência" do dinheiro, para auxiliar as pessoas que desejam iniciar ou aprofundar o processo de educação financeira, demonstrando os benefícios ou malefícios dos juros ao longo do tempo, mostrando o que, como e onde está a grande diferença entre ricos e pobres e mostrar que é possível se tornar independente financeiramente. O objetivo geral consiste em municiar o aluno de ferramentas matemáticas que possibilitem a correta avaliação dos retornos e riscos e onde investir seu dinheiro, seja em ações, imóveis, Tesouro Direto, poupança, negócio próprio etc.
Conteúdo Programático:
- Receitas. Despesas. Relação padrão de vida/consumo. Como elaborar um orçamento doméstico. Fluxo de caixa. Juros compostos e juros simples. Custo/benefício. Taxa mínima de atratividade. Custo de oportunidade. Risco e retorno, liquidez, TIR, VPL, Payback. Análise de cenários. Objetivos financeiros de curto e longo prazo. Como Poupar: Poupança, renda fixa ou renda variável. Comprar à vista ou a prazo. O valor do dinheiro no tempo O custo do dinheiro no Brasil Cálculos financeiros Fazer dívidas O cartão de crédito: “vilão ou mocinho” Onde investir: moto, automóvel ou imóvel? Seguros. Imóvel: comprar ou alugar? Riscos. Como se aposentar milionário? Quando se aposentar? O valor do Plano de Previdência
Metodologia:
Aulas expositivas, estudos de casos e fornecimento do material didático on-line.
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Formação de Conselheiros de Administração
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Objetivos:
1. O curso objetiva qualificar profissionais para exercer funções em conselhos de administração de empresas privadas e estatais.
Conteúdo Programático:
- Fundamentos da Governança Corporativa:Teoria da agência.Sistema de governança e sua evolução.Modelos de Conselhos de Administração.Análise de conflitos, sustentabilidade e seus impactos.Mercado de capitais e adaptação aos níveis de governança B3 Legislação Aplicada:Princípios jurídicos da governança.Regime e questão societária. Lei das SA. Direitos e deveres de acionistas, controladores e minoritários.A responsabilidade legal dos administradores e o principio da responsabilidade objetiva na Lei Anticorrupção Estrutura dos Conselhos de Administração:Visão geral dos atributos do Conselho de Administração.A eficácia do Conselho e dos Conselheiros.Diversidade,Profissionalização e contratos de remuneração.O papel do CEO x President.Aspectos fundamentais do Regimento Interno.Relação com o Conselho Fiscal.Relação com o CCO.Secretaria e registros Planejamento Estratégico e Pensamento Estratégico:Conselho de Administração na definição do planejamento e implantação da estratégia da empresa.A capacidade de cenarização e planejamento de longo prazo.Pensamento estratégico e negócio. Finanças Corporativas:Governança e geração de valor.Alocação de capital e WACC. Orçamento e indicadores para a avaliação de desempenho.Decisões financeiras.Análise e aprovação financeira Gestão de Riscos:Tipos de riscos e mapa de riscos.Relação entre apetite ao risco e estratégia. Independência e objetividade de auditores.Fundamentos do Compliance.Conhecendo o sistema de compliance com base na ISO 19.600 Governança em Cooperativas:Conflitos decorrentes dos direitos difusos de propriedade.Influencia e as características especiais do conflito do agente. As normas do BACEN para caso específico de cooperativa de crédito e como referencia para as demais. Governança em Empresas de Controle Familiar:A gestão familiar.Os três círculos da empresa familiar.Sucessão na gestão e na propriedade.Protocolos e acordos de família.Processo e estágios de implantação da governança-criação, amadurecimento e consolidação
Metodologia:
As atividades estarão baseadas em duas metodologias: Flipped Classroom e em Problem-Based Learning.
- Fundamentos da Governança Corporativa:Teoria da agência.Sistema de governança e sua evolução.Modelos de Conselhos de Administração.Análise de conflitos, sustentabilidade e seus impactos.Mercado de capitais e adaptação aos níveis de governança B3 Legislação Aplicada:Princípios jurídicos da governança.Regime e questão societária. Lei das SA. Direitos e deveres de acionistas, controladores e minoritários.A responsabilidade legal dos administradores e o principio da responsabilidade objetiva na Lei Anticorrupção Estrutura dos Conselhos de Administração:Visão geral dos atributos do Conselho de Administração.A eficácia do Conselho e dos Conselheiros.Diversidade,Profissionalização e contratos de remuneração.O papel do CEO x President.Aspectos fundamentais do Regimento Interno.Relação com o Conselho Fiscal.Relação com o CCO.Secretaria e registros Planejamento Estratégico e Pensamento Estratégico:Conselho de Administração na definição do planejamento e implantação da estratégia da empresa.A capacidade de cenarização e planejamento de longo prazo.Pensamento estratégico e negócio. Finanças Corporativas:Governança e geração de valor.Alocação de capital e WACC. Orçamento e indicadores para a avaliação de desempenho.Decisões financeiras.Análise e aprovação financeira Gestão de Riscos:Tipos de riscos e mapa de riscos.Relação entre apetite ao risco e estratégia. Independência e objetividade de auditores.Fundamentos do Compliance.Conhecendo o sistema de compliance com base na ISO 19.600 Governança em Cooperativas:Conflitos decorrentes dos direitos difusos de propriedade.Influencia e as características especiais do conflito do agente. As normas do BACEN para caso específico de cooperativa de crédito e como referencia para as demais. Governança em Empresas de Controle Familiar:A gestão familiar.Os três círculos da empresa familiar.Sucessão na gestão e na propriedade.Protocolos e acordos de família.Processo e estágios de implantação da governança-criação, amadurecimento e consolidação
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Formação em Economia Solidária
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Objetivos:
1. Promover a formação em economia solidária e oportunizar a integração universidade/sociedade que envolva a participação cidadã de comunidades carentes, de discentes e docentes da FAF-UERJ e seus parceiros institucionais.
Conteúdo Programático:
- 1.História, conceitos e aspectos gerais da Economia Solidária; 2. Comércio justo e solidário; 3. Empreendimentos em Economia Solidária; 4. Finanças Solidárias; 5. Educação popular; 6. Tecnologia Social e incubadoras. 7. Fóruns e redes o movimento solidário; 8. Políticas Públicas e conselhos de Economia Solidária.
Metodologia:
Será utilizado o método de pesquisa-ação para as aulas dos grupos que serão contemplados com a formação em Economia Solidária (resultado da extensão), levando a uma interação entre aluno extensionista, professor e comunidades. A pedagogia emancipatória de Paulo Freire e o trabalho desenvolvido por Clodovis Boff (“como trabalhar com o povo”) também serão utilizados como referencial para embasar a ação entre a comunidade universitária e os educandos. Nesse sentido as aulas serão expositivas e dialogadas, visando a integração de educandos e educadores em torno dos conteúdos sobre Economia Solidária e das diferentes realidades sociais presentes na ambiente de sala de aula.
- 1.História, conceitos e aspectos gerais da Economia Solidária; 2. Comércio justo e solidário; 3. Empreendimentos em Economia Solidária; 4. Finanças Solidárias; 5. Educação popular; 6. Tecnologia Social e incubadoras. 7. Fóruns e redes o movimento solidário; 8. Políticas Públicas e conselhos de Economia Solidária.
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Geração de ideias e soluções criativas para projetos pessoais e profissionais
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Objetivos:
1. Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de todas as áreas e empreendedores, o treinamento apresenta ferramentas práticas que estimulam uma nova maneira de pensar, trabalhar e interagir, resgatando a criatividade, facilitando a geração de idéias e soluções criativas, sua apresentação clara e concisa, e o planejamento da sua implantação. É também objetivo do curso, através da utilização das ferramentas propostas, desenvolver empatia, capacidade de trabalhar em equipe e capacidade de utilizar recursos visuais eficientes para apresentação de ideias, soluções e projetos, facilitando a comunicação em apresentações, reuniões de trabalho, treinamentos, processos de venda e obtenção de financiamentos.
Conteúdo Programático:
- Definição de uma situação problema a ser trabalhada compatível com a realidade da turma; apresentação dos conceitos e exercícios da ferramenta Design Thinking, envolvendo desde a análise do problema definido até a seleção da melhor alternativa de solução; apresentação dos conceitos e exercícios envolvendo a ferramenta Modelo de Negócios Canvas, incluindo a criação de um modelo para análise da viabilidade de implantação e apresentação da solução proposta; apresentação de conceitos de planejamento de projetos e criação de um planejamento simples para implantação da solução selecionada; e avaliação das lições aprendidas durante a aplicação das ferramentas.
Metodologia:
Aulas práticas com pequenas exposições dos conceitos envolvidos na utilização de cada ferramenta; exercícios em grupo e discussões para análise do resultado de cada exercício; exercícios individuais.
- Definição de uma situação problema a ser trabalhada compatível com a realidade da turma; apresentação dos conceitos e exercícios da ferramenta Design Thinking, envolvendo desde a análise do problema definido até a seleção da melhor alternativa de solução; apresentação dos conceitos e exercícios envolvendo a ferramenta Modelo de Negócios Canvas, incluindo a criação de um modelo para análise da viabilidade de implantação e apresentação da solução proposta; apresentação de conceitos de planejamento de projetos e criação de um planejamento simples para implantação da solução selecionada; e avaliação das lições aprendidas durante a aplicação das ferramentas.
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Gerenciamento de Projetos com recurso do MS Project
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Objetivos:
1. O Curso de Gerenciamento de Projetos utilizando os recursos do MS Project (que é um poderoso e eficiente gerenciador de projetos) permitirá não só o gerenciamento da informação, mas também, a consulta, a manipulação e representação gráfica e numérica por meio de padrões de uso corrente do mercado. Com o MS Project se tem um processo prévio de planejamento, parâmetros definidos e planejados de controle e avaliação, tendo um início e um fim determinado. O gerenciamento de projetos é a combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos indispensáveis ao objetivo de atingir o êxito final do projeto, como cumprimento das restrições de tempo e custo; satisfação dos clientes e investidores, enfim, os fatores de gerenciamento do Project que são os recursos, tempo e custo.
Conteúdo Programático:
- 1 – Modos de Exibição (apresentação dos principais modos) A nova faixa de opções Gráfico de Gantt Calendário Diagrama de Rede Gantt de Controle Uso da Tarefa Gráfico de Recursos Planilha de Recursos Uso dos Recursos Linha do Tempo(novo) Planejador de Equipe(novo) Formulário de Tarefas Planilha de Tarefas Modo da Tarefa – Agendamento(novo) 2 – Tabelas de Tarefas(principais) Entrada Controle Cronograma Custo Trabalho Uso Variação Atraso Valor Acumulado 3 – Tabelas de Recursos(principais) Custo Entrada Resumo Trabalho Uso 4 – Calendários Editando/alterando um existente Cadastrando feriados, folgas Alterando horário Transformando dia não útil em útil Definindo um dia especifico do mês para um determinado evento Atribuindo um calendário para o projeto Atribuindo um calendário específico para uma tarefa e recurso 5 – Predecessoras e latências TI - Término-a-Inicio II - Início-a-Inicio TT - Término-a-Término IT – Início-a-Término 6 – Formatar e configurar o Gráfico de Gantt 7 – Criando a EDT(WBS) 8 – Criando um projeto 9 – Tornando uma atividade inativa(novo) 10 – Criando Recursos 11 – Atribuindo recursos de trabalho/material/custo a uma tarefa/Fase 12 – Visualizando e resolvendo superalocações de recursos 13 – Nivelamento automático 14 – Nivelamento manual 15 – Informando custos fixos das tarefas 16 – Definindo a Linha de Base 17 – Gráfico no Excel 18 – Controlando e Acompanhando o projeto 19 – Atualização automática e Linha de Andamento 20 – Comparando o realizado com o planejado, no Project através da Linha de Base, pelas Estatísticas e no Gráfico de linha no Excel. 21 – Comparando versões do mesmo projeto 22 – Movendo o projeto para uma nova data 23 – Filtros - Predefinidos - Novos 25 – Tabelas - Predefinidas - Novas 26 – Relatórios - Novos – Campos Personalizados - Predefinidos - Novos 28 - Múltiplos projetos, subprojetos e exportando para o Excel. 29 - Pool de Recursos 30 – Análise do Valor Agregado
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aula teóricas, através de método didático e participativo, com realização de exercícios, pesquisa, estudo de casos concretos e simulações estratégicas, somando experiência prática com aporte teórico. Utilizando-se de recursos audiovisuais, serão desenvolvidas estratégias que proporcionem melhor aproveitamento do conteúdo do curso. A FAF irá disponibilizar aos discentes instrumentos acadêmicos.
- 1 – Modos de Exibição (apresentação dos principais modos) A nova faixa de opções Gráfico de Gantt Calendário Diagrama de Rede Gantt de Controle Uso da Tarefa Gráfico de Recursos Planilha de Recursos Uso dos Recursos Linha do Tempo(novo) Planejador de Equipe(novo) Formulário de Tarefas Planilha de Tarefas Modo da Tarefa – Agendamento(novo) 2 – Tabelas de Tarefas(principais) Entrada Controle Cronograma Custo Trabalho Uso Variação Atraso Valor Acumulado 3 – Tabelas de Recursos(principais) Custo Entrada Resumo Trabalho Uso 4 – Calendários Editando/alterando um existente Cadastrando feriados, folgas Alterando horário Transformando dia não útil em útil Definindo um dia especifico do mês para um determinado evento Atribuindo um calendário para o projeto Atribuindo um calendário específico para uma tarefa e recurso 5 – Predecessoras e latências TI - Término-a-Inicio II - Início-a-Inicio TT - Término-a-Término IT – Início-a-Término 6 – Formatar e configurar o Gráfico de Gantt 7 – Criando a EDT(WBS) 8 – Criando um projeto 9 – Tornando uma atividade inativa(novo) 10 – Criando Recursos 11 – Atribuindo recursos de trabalho/material/custo a uma tarefa/Fase 12 – Visualizando e resolvendo superalocações de recursos 13 – Nivelamento automático 14 – Nivelamento manual 15 – Informando custos fixos das tarefas 16 – Definindo a Linha de Base 17 – Gráfico no Excel 18 – Controlando e Acompanhando o projeto 19 – Atualização automática e Linha de Andamento 20 – Comparando o realizado com o planejado, no Project através da Linha de Base, pelas Estatísticas e no Gráfico de linha no Excel. 21 – Comparando versões do mesmo projeto 22 – Movendo o projeto para uma nova data 23 – Filtros - Predefinidos - Novos 25 – Tabelas - Predefinidas - Novas 26 – Relatórios - Novos – Campos Personalizados - Predefinidos - Novos 28 - Múltiplos projetos, subprojetos e exportando para o Excel. 29 - Pool de Recursos 30 – Análise do Valor Agregado
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Gerenciamento de Projetos na Prática
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Objetivos:
1. O Curso de Gerenciamento de Projetos na Prática tem como objetivo: utilizando as melhores ferramentas para Gestão, permite ao aluno Iniciar, Planejar, Executar e Controlar um projeto. Objetivo principal do treinamento é preparar o profissional para atuar como Gerente de Projetos. Desenvolver liderança é uma tarefa complexa, que pode ser simplificada, se suportada pelas ferramentas e treinamento adequados, com determinação e foco. Prepara os alunos seguindo as melhores práticas do PMI-PMBOK, fornecendo treinamentos. O primeiro encontro do Programa de treinamento engloba técnicas de Iniciação, Escopo, o Segundo encontro engloba Tempo e Custos, o terceiro encontro engloba Riscos e o Quarto encontro engloba Qualidade.
Conteúdo Programático:
- Iniciação & Escopo: Fundamentos sobre Escopo do projeto, Planejar o gerenciamento do escopo; Coletar os requisitos; Definir o escopo; Criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto). Gerenciamento do Tempo & Custo: Planejar e definir as atividades Sequenciar as atividades: Identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades. Estimar os recursos e as durações das atividades.Desenvolver o Cronograma; Definir Orçamento do Projeto. Gerenciamento de Risco: Planejamento de Gerência de Riscos; Identificação de Riscos; Análise Qualitativa de Riscos; Análise Quantitativa de Riscos; Planejamento de Resposta de Risco; Monitoramento e Controle de Risco. Gerenciamento da Qualidade: Qualidade em projetos.
Metodologia:
O curso é presencial, composto por aulas baseadas nas boas práticas e ferramentas do PMI-PMBOK, através da criação de um plano de gerenciamento de projetos, com realização de estudo de casos concretos, suportado pela experiência prática. Utilizando técnicas lúdicas de ensino, casos reais e ferramentas de gestão, proporcionarão uma experiência única ao aluno. Somente por meio do uso constante dos conceitos e ferramentas adequadas nos projetos, poderemos maximizar a garantia da entrega do produto contratado
- Iniciação & Escopo: Fundamentos sobre Escopo do projeto, Planejar o gerenciamento do escopo; Coletar os requisitos; Definir o escopo; Criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto). Gerenciamento do Tempo & Custo: Planejar e definir as atividades Sequenciar as atividades: Identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades. Estimar os recursos e as durações das atividades.Desenvolver o Cronograma; Definir Orçamento do Projeto. Gerenciamento de Risco: Planejamento de Gerência de Riscos; Identificação de Riscos; Análise Qualitativa de Riscos; Análise Quantitativa de Riscos; Planejamento de Resposta de Risco; Monitoramento e Controle de Risco. Gerenciamento da Qualidade: Qualidade em projetos.
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Gestão da Produção – Produtos e Serviços no Mundo Globalizado
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Objetivos:
1. Apresentar metodologias de gestão da produção ressaltando sua estruturação e os seus principais elementos. Debater os conceitos de gestão do planejamento e controle da produção, definindo indicadores de monitoramento.
Conteúdo Programático:
- Fenômeno da produção; Produtos e Serviços nos dias atuais; Sistemas de Produção; Traçado da Produção; Planejamento e Controle da Produção (PCP)
Metodologia:
Discussão e problematização de temáticas propostas por meio de estudo de casos e debates em fóruns; Leitura e análise crítica de textos indicados a partir da bibliografia selecionada; Utilização de recursos audiovisuais alternativos: slides de PowerPoint, vídeos, filmes, datashow e DVD, entre outros recursos disponíveis; Utilização de dinâmicas de grupo, sob a orientação do professor, a partir de temáticas propostas, com apresentação das sínteses pelos alunos, utilizando-se diferentes formas de exposição; Trabalhos individuais e/ou em grupo de análise de livros e/ou filmes que ilustrem as temáticas propostas, com roteiro previamente indicado pelo professor.
- Fenômeno da produção; Produtos e Serviços nos dias atuais; Sistemas de Produção; Traçado da Produção; Planejamento e Controle da Produção (PCP)
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Gestão de Canais de Venda
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Objetivos:
1. Apresentar aos participantes: Conceitos e modelos para desenhos de uma estratégia de canais que atenda às necessidades de seus produtores e consumidores; As motivações de cada elo do canal; A relação de estratégia de canais com os demais elementos do composto marketing.
Conteúdo Programático:
- Introdução aos Canais de Venda Agentes dos Canais de venda Sistema dos Canais de Venda Seleção e Relação no Canal Canais de Venda e o Composto de Marketing Pro
Metodologia:
O curso utilizará uma metodologia de ensino que envolverá aulas expositivas, estudos de casos e exercícios de simulação, procurando estimular não só o conhecimento das principais teorias da disciplina, mas também a aplicação desse conhecimento em situações práticas e a discussão de sua aplicabilidade.
- Introdução aos Canais de Venda Agentes dos Canais de venda Sistema dos Canais de Venda Seleção e Relação no Canal Canais de Venda e o Composto de Marketing Pro
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Gestão de Pessoas
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Objetivos:
1. Apresentar os principais conceitos dos processos de liderança e de desenvolvimento de equipes, assim como da gestão por competências, levando os participantes do curso a uma reflexão sobre a importância das relações humanas no ambiente de trabalho, bem como da aplicabilidade do potencial humano e profissional na gestão eficaz dos processos e recursos empresariais.
Conteúdo Programático:
- Abaixo segue o conteúdo programático do curso em tópicos, são ao todos 8: a) Liderança; b) Motivação; c) Comunicação Estratégica; d) Desenvolvimento de Equipes; e) Processo Decisório; f) Administração de Conflitos; g) Técnicas de Negociação; h) Gestão por Competências.
Metodologia:
Aulas expositivas e dialogadas, apresentação de slides e vídeos, exercícios práticos; e dinâmicas em grupo.
- Abaixo segue o conteúdo programático do curso em tópicos, são ao todos 8: a) Liderança; b) Motivação; c) Comunicação Estratégica; d) Desenvolvimento de Equipes; e) Processo Decisório; f) Administração de Conflitos; g) Técnicas de Negociação; h) Gestão por Competências.
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Gestão de Processos de Negócios – Conceitos e Aplicações
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Objetivos:
1. Apresentar os principais conceitos dos processos de liderança e de desenvolvimento de equipes, assim como da gestão por competências, levando os participantes do curso a uma reflexão sobre a importância das relações humanas no ambiente de trabalho, bem como da aplicabilidade do potencial humano e profissional na gestão eficaz dos processos e recursos empresariais.
Conteúdo Programático:
- Abaixo segue o conteúdo programático do curso em tópicos, são ao todos 8: a) Liderança; b) Motivação; c) Comunicação Estratégica; d) Desenvolvimento de Equipes; e) Processo Decisório; f) Administração de Conflitos; g) Técnicas de Negociação; h) Gestão por Competências.
Metodologia:
Aulas expositivas e dialogadas, apresentação de slides e vídeos, exercícios práticos; e dinâmicas em grupo.
- Abaixo segue o conteúdo programático do curso em tópicos, são ao todos 8: a) Liderança; b) Motivação; c) Comunicação Estratégica; d) Desenvolvimento de Equipes; e) Processo Decisório; f) Administração de Conflitos; g) Técnicas de Negociação; h) Gestão por Competências.
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Gestão de Projetos - Visão PMI
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Objetivos:
1. Apresentar os principais conceitos dos processos de liderança e de desenvolvimento de equipes, assim como da gestão por competências, levando os participantes do curso a uma reflexão sobre a importância das relações humanas no ambiente de trabalho, bem como da aplicabilidade do potencial humano e profissional na gestão eficaz dos processos e recursos empresariais.
Conteúdo Programático:
- Abaixo segue o conteúdo programático do curso em tópicos, são ao todos 8: a) Liderança; b) Motivação; c) Comunicação Estratégica; d) Desenvolvimento de Equipes; e) Processo Decisório; f) Administração de Conflitos; g) Técnicas de Negociação; h) Gestão por Competências.
Metodologia:
Aulas expositivas e dialogadas, apresentação de slides e vídeos, exercícios práticos; e dinâmicas em grupo.
- Abaixo segue o conteúdo programático do curso em tópicos, são ao todos 8: a) Liderança; b) Motivação; c) Comunicação Estratégica; d) Desenvolvimento de Equipes; e) Processo Decisório; f) Administração de Conflitos; g) Técnicas de Negociação; h) Gestão por Competências.
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