Disciplinas obrigatórias (13 créditos ou 210 horas):
- Teoria da Contabilidade
- Contabilidade Gerencial
- Métodos Quantitativos
- Controle Gerencial
- Metodologia da Pesquisa
- TECI - Julgamento e Tomada de Decisão em Contabilidade Governamental
- TECI - Contabilidade da Inovação
- TECI - O Processo de Construção da Dissertação e o Plágio Acadêmico
- TECI - Autoria e Estilo Linguístico na Elaboração de Artigos Científicos
- TECII - Contabilidade Aplicada ao Setor Público
- TECII - Contabilidade Financeira e Análise
- TECII - Estratégia de melhoria de Gestão
- TECII - EESG - Estratégia de Enviroment, Social and Governance
- TECIII - Comunicação, Ensino e Didática em Contabilidade
- TECIII - Controle Social da Administração Pública
- TECIII - Metodologias Inovadoras no Ensino de Gestão e Contabilidade
- TECIII - Métodos Qualitativos
- Planejamento Tributário
- Métodos Quantitativos II
Ementas:
Teoria da Contabilidade
Evolução histórica da Contabilidade. Princípios Contábeis (Postulados, Princípios e Convenções Contábeis). Estrutura Conceitual Básica. Fixação de Política Contábil. Caixa, Capital e Lucro. Conceito de Lucro para Fins de Divulgação Financeira. Receitas e Despesas, Ganhos e Perdas. Demonstração de Posição Financeira. Ativos e sua mensuração. Contabilização de Passivos. Divulgações de Informações Financeiras. Teoria Positiva da Contabilidade. Teoria da Agência e demais teorias econômicas aplicáveis à Contabilidade.
Contabilidade Gerencial
Objetivo: Desenvolver conhecimentos relacionados às tendências contemporâneas em gestão estratégica de custos, propiciando uma reflexão sobre o papel da contabilidade gerencial no mundo atual.
Custeio por absorção e departamentalização, sistemas registro de custos por ordem; sistemas de custos por processo; comportamento de custos e análise de custo contribuição; orçamento; análise de investimento de capital; custeio baseado em atividades. Implicações da Teoria da Agência na Contabilidade gerencial.
Métodos Quantitativos
Estatística Descritiva; Análise Exploratória de Dados; Teoria de Probabilidades; Teoria Clássica da Inferência; Amostragem; Simulação de Monte Carlo; Análise da Variância; Regressão Linear e Regressão Logística.
Objetivo geral:
O objetivo primordial deste curso é a aprendizagem do instrumental capaz de modelar a incerteza. A abordagem inicial considera tanto a dedução, através das distribuições de probabilidade, assim como a indução, ou seja, a análise da parte para o todo, através da inferência estatística. De modo a tornar o método uma forma coesa de ação, adiciona-se a análise exploratória de dados como estudo preliminar, bem como a simulação estocástica. Na sequência são introduzidas técnicas de análise de dados para a tomada de decisão. Inicialmente é apresentada a Análise da Variância (ANOVA) e métodos não paramétricos como os testes de Kolmogorov-Smirnov, teste de Qui-Quadrado e o teste Kruskal-Wallis. Em seguida, são apresentados os modelos de regressão linear simples e múltipla que permitem construir modelos que sintetizam o relacionamento entre uma variável dependente e um conjunto formado por uma ou mais variáveis independentes. Na sequência são introduzidos os modelos de escolha binária (regressão logística), uma classe especial de modelo de regressão em que a variável dependente é binária.
Objetivos específicos:
- Apresentar uma visão panorâmica da literatura relevante no campo da teoria estatística, identificando e analisando seus fundamentos, conceitos e linhas de pesquisa mais importantes.
- Realizar debates no sentido de desenvolver novas considerações na modelagem inerente ao tema de forma a capacitar a modelagem no contexto da gerência contábil e de áreas afins.
- Estudar métodos estatísticos a partir dos fundamentos emanados da teoria contábil.
- Abordar o papel da estatística na tomada de decisão enfatizando os efeitos das mudanças abruptas dos regimes contábeis e explicitando seu uso nas análises financeiras e de crédito.
- Analisar as principais contribuições teóricas e empíricas na formulação da modelagem estatística de problemas contábeis.
Controle Gerencial
Evolução do conceito de controle; novos paradigmas; características dos sistemas de controle gerencial; indicadores e estrutura de controle gerencial; controle estratégico; contexto social, cultura organizacional e contexto humano; avaliação de desempenho e incentivos; descentralização e preços de transferência; balanced scorecard e capital intelectual; controle gerencial em empresas de serviços; controle gerencial em ambiente internacionalizado.
Metodologia da Pesquisa
Conceituação e tipologia. O processo de pesquisa. Paradigmas e metodologia. A pesquisa bibliográfica. O projeto de pesquisa: caracterização, desenvolvimento e execução. Coleta e análise de dados. Redação.
Objetivo Geral: Oferecer uma visão abrangente sobre os principais temas próprios à disciplina; Despertar atenção sobre os desafios associados à atividade de pesquisa; Desenvolver habilidades de pesquisa; Preparar para a concepção, desenvolvimento e execução de pesquisas acadêmicas; Apresentar e estabelecer conceitos e instrumentos para facilitar a pesquisa acadêmica em Ciências Contábeis.
TECI - Julgamento e Tomada de Decisão em Contabilidade Governamental
Julgamento e Tomada de Decisão em Contabilidade Governamental: objetivos de pesquisa e introdução à literatura sobre Contabilidade Comportamental. Revisão dos processos cognitivos, vieses comportamentais e heurísticas. Debate sobre aplicabilidade do método de pesquisa de experimentos em Contabilidade Governamental. Debate sobre pronunciamentos contábeis orientados por princípios e pronunciamentos embasados em regras. Identificação dos julgamentos profissionais mais relevantes no processo de elaboração e auditoria da informação financeira. Debate de projetos de pesquisa e trabalhos em andamento.
TECI - Contabilidade da Inovação
Conceitos de Inovação. Atores e Habitats dos Contextos de C, T & I. Incentivos Fiscais. Leis de incentivo à inovação: lei de inovação, lei do bem e outras. Conceito de Capital de Risco Público e Privado. Fundos de investimento à inovação: Inovar da FINEP, CRIATEC do BNDES entre outros. Fundos Setoriais e outras políticas públicas brasileiras de C, T & I.
TECI - O Processo de Construção da Dissertação e o Plágio Acadêmico
Busca em bancos de dados. Técnicas de skimming e scanning. Produção de resumos.
Plágio Acadêmico: Citação direta; citação indireta; citação de citação. Ética na pesquisa. Plágio como ilícito penal. Direito autoral.
Tema da dissertação: Delimitação do tema. Construção do problema de pesquisa. Formulação dos objetivos geral e específicos.
Seções da dissertação: Elaboração dos elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, resumo, abstract, lista de ilustrações, lista de símbolos, lista de abreviatura e siglas, epígrafe, sumário). Elaboração dos elementos pós-textuais (referências, anexos, apêndices). Elaboração das seções (Introdução, Referencial Teórico, Metodologia). Identificação de pontos relevantes a serem observados e incluídos nas seções que compõem a dissertação.
Padronização: Consulta ao Roteiro para apresentação de teses e dissertações da UERJ. Utilização das Normas da ABNT: NBR 10520/2002; NBR 14724/2011; NBR 6023/2002; NBR 6024/2002; NBR 6027/2003; NBR 6028/2003.
TECI - Autoria e Estilo Linguístico na Elaboração de Artigos Científicos
O nascimento de um texto. Coerência, coesão, paralelismo e estilo linguístico. Ampliação do vocabulário técnico-científico. Leitura e análise de textos técnicos para melhoria de embates técnicos.
Pontos básicos para elaboração de um artigo. Passos para nortear a composição redacional dos textos. Pontos a serem verificados na elaboração de Resumo; Introdução; Objetivos; Questão de Pesquisa; Referencial Teórico; Metodologia; Análise de Dados; Considerações Finais. Sugestões para confecção de quadros e tabelas.
Formatação de um artigo. Normas da ABNT para apresentação de artigos. Normas do IBGE para apresentação de tabelas.
Autoria - Citação direta; paráfrase; citação de citação. O plágio como ilícito penal. A ética como comportamento desejável. Referências como base técnica redacional.
Aspectos relevantes na publicação de um artigo em inglês.
Critérios de aceitação de artigos em periódicos A1 a B4.
TECII - Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Contabilidade Pública. Administração pública moderna. Orçamento Público. Receitas, Despesas e Variações Patrimoniais. Sistemas de Contas: Orçamentário, Patrimonial, Compensação e Custos. Registro das transações típicas orçamentárias e extra orçamentárias. Elaboração dos Relatórios Fiscais e Demonstrações Contábeis. tópicos Contemporâneos sobre o enfoque Patrimonial e a NBC T ASP 16.
TECII - Contabilidade Financeira e Análise
Contabilidade Financeira. Demonstrações Contábeis de Propósito Geral. Estrutura Conceitual para Elaboração de Demonstrações Contábeis. Ativo. Passivo. Patrimônio Líquido. Receita. Despesa. Resultado. Resultado Abrangente. Fluxos de Caixa. Accruals. Reconhecimento. Classificação. Mensuração. Apresentação. Divulgação. Pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis. International Financial Reporting Standards. Elaboração das demonstrações contábeis. Análise das demonstrações contábeis. Análise vertical, horizontal, por indicadores (liquidez, endividamento, capital de giro, lucratividade, rentabilidade). Gerenciamento de impressão (texto, gráfico).
TECII - Estratégia de melhoria de Gestão
Teorias de gestão das mudanças organizacionais; Teoria E e Teoria O. Implementação de estratégias de Planejamento Estratégico; Estratégias de Gestão de Processos; Estratégias de Relacionamento com Clientes; Gestão de Resultados Empresariais; Gestão de Risco Empresarial.
TECII - EESG - Estratégia de Enviroment, Social and Governance
Teorias de gestão da mudança organizacional; Implementação de estratégias de Gestão de Risco Empresarial; Gestão de Risco Ambiental; Gestão de Risco de Social e Segurança; Gestão de Risco de Governança: Compliance, Integridade, Anticorrupção, Descomissionamento e Reciclagem.
TECIII - Comunicação, Ensino e Didática em Contabilidade
Objetivo: Desenvolver conhecimentos relacionados à comunicação, ensino e didática em contabilidade, propiciando uma reflexão sobre o papel da profissão contábil mundo atual e de sua constante atualização.
Comunicação Contábil; Responsabilidade e Solidariedade entre o Contador e seus clientes; Ensino e Aprendizado em Contabilidade; Educação Continuada em Contabilidade; Didática em Contabilidade; Metodologias para ensino e tendências; NBC PG 12 (R3) Educação profissional continuada; NBC PG 100 (R1) Cumprimento Do Código, Dos Princípios Fundamentais E Da Estrutura Conceitual; Demais normas e legislação pertinentes ao escopo.
TECIII - Controle Social da Administração Pública
Soberania do povo e o controle social na administração pública. A relação entre democracia e controle social. Lei de Acesso à Informação e ao Controle Social. Governança pública e controle social. Controle Social e os Controles Externo e Interno na Administração Pública Brasileira. Controle social, políticas públicas e conselhos gestores. Conselhos de políticas públicas e coprodução de serviços públicos. Gestão social e esfera pública. Controle social e gestão social. Conselhos municipais: institucionalização, funcionamento, os conselheiros, limites e potencialidades.
TECIII - Metodologias Inovadoras no Ensino de Gestão e Contabilidade
Evolução do ensino da contabilidade. A questão da teoria x prática no ensino da Contabilidade. Relações entre as diferentes perspectivas filosóficas e político-pedagógicas, teorias de aprendizagem e métodos de ensino-aprendizagem. Mudanças nos papéis docente e discente no processo educacional. Fundamentos e práticas sobre o uso das tecnologias interativas e on-line na Educação presencial, híbrida e on-line em Gestão e Contabilidade. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Mapas conceituais, PBL, Método do caso, TBL, Sala de aula invertida, Design Thinking, e Jogos em Educação. Redes sociais e mobilidade na educação em Gestão e Contabilidade. As pesquisas na área de ensino e pesquisa da contabilidade.
TECIII - Métodos Qualitativos
Conceito de pesquisa qualitativa. Limites e possibilidades do método qualitativo. Estratégias de investigação na pesquisa qualitativa: pesquisa documental, estudo de caso, entrevistas em profundidade, discussões em grupo, etnografia, netnografia, observação participante e não participante, pesquisa-ação, grounded theory. Análise de dados qualitativos: análise de conteúdo e análise de discurso. Discussão sobre projetos e metodologias/ estratégias de investigação adotadas.
Planejamento Tributário
Introdução: tipos e conceitos na teoria geral do Direito e interpretação das leis tributárias; Sistema Tributário Nacional; Métodos de interpretação no Direito Tributário; Fontes do Direito Tributário; Crédito Tributário; Conceitos básicos de planejamento tributário; Planejamento tributário utilizando os meios legais (elisão); Planejamento tributário como obrigação dos administradores; A contabilidade e auditoria como base do planejamento tributário; O crime fiscal na atividade do contabilista; Incentivos fiscais e planejamento empresarial; Planejamento Fiscal para situações
especificas: IR, IPI, ICMs e ISS.
Métodos Quantitativos II
Vetor Aleatório, Vetor de Médias, Matriz de Covariâncias, Matriz de Correlações, Normal Multivariada, Análise de Componentes Principais, Análise Fatorial de Correspondência, Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória, Modelo de Equações Estruturais, Análise Discriminante, Análise de Agrupamentos, Modelo de Regressão para Dados em Painel, Programação Linear, Análise Envoltória de Dados, Análise e Previsão de Séries Temporais.
Objetivo geral:
O objetivo do curso é apresentar um conjunto abrangente de métodos quantitativos para análise de dados, cada um endereçado à solução de um tipo de problema: previsão, regressão, classificação, visualização de dados, construção de escalas e otimização. Assim, espera-se desenvolver nos alunos a habilidade de identificar o tipo de problema e de como resolvê-lo com a técnica apropriada. Inicialmente apresentam-se conceitos básicos de estatística multivariada (vetor de médias, matriz de covariâncias/correlações e normal multivariada), para em seguida introduzir os métodos estatísticos multivariados úteis nas tarefas de classificação (análise de agrupamentos e análise discriminante), redução da dimensionalidade dos dados e ordenação (análise de componentes principais, análise fatorial de correspondência) e identificação de construtos latentes e construção de escalas (análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e modelos de equações estruturais). Na sequência apresentam-se os modelos de regressão para dados em painel com efeitos fixos e aleatórios. Dando continuidade, apresenta-se a otimização por meio de modelos de programação linear e a análise envoltória de dados, um modelo de programação linear usado na análise de eficiência de organizações. Por fim, apresentam-se a análise e a previsão de séries temporais com a introdução do modelo de Holt-Winters.
Objetivos específicos:
1) Apresentar uma visão panorâmica da literatura relevante no campo da análise de dados, identificando e analisando seus fundamentos, conceitos e linhas de pesquisa mais importantes.
2) Realizar debates no sentido de desenvolver novas considerações na modelagem inerente ao tema de forma a capacitar a modelagem no contexto da gerência contábil e de áreas afins.
3) Estudar os problemas a partir dos fundamentos emanados da teoria contábil.
4) Abordar o papel da análise de dados na tomada de decisão enfatizando seu uso nas análises financeiras e de crédito.
5) Analisar as principais contribuições teóricas e empíricas na formulação da modelagem de dados em problemas contábeis.
6) Desenvolver a familiaridade no uso de recursos computacionais para análise de dados.